Terra ainda possui 500 vulcões ativos

São cerca de 500 os vulcões considerados ativos atualmente. Desses, vinte deles são considerados muito ativos.
De acordo com estimativas, nos últimos 2 milhões de anos entraram em atividade por volta de 10 mil vulcões.
O maior vulcão conhecido na Terra é o Tamu Massif, no Oceano Índico, com uma área de cerca de 310 mil quilômetros quadrados. Sua largura, de 650 quilômetros, é a maior do Sistema Solar. É um vulcão submarino, a quatro quilômetros no fundo do mar e está localizado a 1.600 quilômetros ao leste do Japão. Está inativo há 140 milhões de anos.
Um dos vulcões mais famosos é o Vesúvio (foto), localizado no Golfo de Nápoles, na Itália, a nove quilômetros de Nápoles. É o único vulcão da Europa Continental que entrou em erupção nos últimos 100 anos. No momento está inativo. Em sua erupção de 79 d.C., destruiu as cidades romanas de Pompeia e Herculano, que não foram reconstruídas e só foram redescobertas no final de século XVIII. É considerado o mais perigoso do mundo por suas erupções explosivas e porque tem à sua volta uma população de 3 milhões de habitantes. Desde a erupção de 79 d.C., ocorreram mais 42 erupções, a última delas em 1944, mas nenhuma comparável à que destruiu Pompeia e Herculano.
Outro vulcão famoso da Itália, o Etna, ainda está ativo. E é considerado um dos mais ativos do mundo. Está localizado na Sicília, entre as províncias de Messina e Catânia. Com 3.343 metros de altitude, é o mais alto da Europa e um dos mais altos do mundo. A base do vulcão tem 1.190 quilômetros quadrados e sua circunferência tem 140 quilômetros. Tem três vezes o tamanho do Vesúvio. Embora em constante erupção, normalmente essas erupções não oferecem riscos à população das proximidades. Os solos vulcânicos ao redor são considerados bons para a agricultura, particularmente para a plantação de vinhedos e hortas.
No Brasil não existem vulcões ativos ou inativos.