Terra ainda possui 500 vulcões ativos

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

São cerca de 500 os vulcões considerados ativos atualmente. Desses, vinte deles são considerados muito ativos.

De acordo com estimativas, nos últimos 2 milhões de anos entraram em atividade por volta de 10 mil vulcões.

O maior vulcão conhecido na Terra é o Tamu Massif, no Oceano Índico, com uma área de cerca de 310 mil quilômetros quadrados. Sua largura, de 650 quilômetros, é a maior do Sistema Solar. É um vulcão submarino, a quatro quilômetros no fundo do mar e está localizado a 1.600 quilômetros ao leste do Japão. Está inativo há 140 milhões de anos.

Um dos vulcões mais famosos é o Vesúvio (foto), localizado no Golfo de Nápoles, na Itália, a nove quilômetros de Nápoles. É o único vulcão da Europa Continental que entrou em erupção nos últimos 100 anos. No momento está inativo. Em sua erupção de 79 d.C., destruiu as cidades romanas de Pompeia e Herculano, que não foram reconstruídas e só foram redescobertas no final de século XVIII. É considerado o mais perigoso do mundo por suas erupções explosivas e porque tem à sua volta uma população de 3 milhões de habitantes. Desde a erupção de 79 d.C., ocorreram mais 42 erupções, a última delas em 1944, mas nenhuma comparável à que destruiu Pompeia e Herculano.

Outro vulcão famoso da Itália, o Etna, ainda está ativo. E é considerado um dos mais ativos do mundo. Está localizado na Sicília, entre as províncias de Messina e Catânia. Com 3.343 metros de altitude, é o mais alto da Europa e um dos mais altos do mundo. A base do vulcão tem 1.190 quilômetros quadrados e sua circunferência tem 140 quilômetros. Tem três vezes o tamanho do Vesúvio. Embora em constante erupção, normalmente essas erupções não oferecem riscos à população das proximidades. Os solos vulcânicos ao redor são considerados bons para a agricultura, particularmente para a plantação de vinhedos e hortas.

No Brasil não existem vulcões ativos ou inativos.

Aleatórias

Rio Amazonas, o nosso maior rio que corta 3 países

Ele nasce na quebrada Apacheta, base do Nevado Quehuisha, em Arequipa, Peru. Percorre 7.062 quilômetros até chegar em sua foz (foto de capa), entre os estados do Pará e Amapá.

Confins do mundo nos pontos extremos da Ásia

Considerando-se as áreas remotas e pequenas ilhas, o Cabo Árctico (81º13'N 90º70'E), na Ilha Komsomolets, no arquipélago de Severnaya Zemlya, no Oceano Ártico, Rússia, é o ponto extremo no Norte da Ásia. Foto da capa.

Qual é o menor rio brasileiro?

Ele é muito simpático, tem águas transparentes e fica no município de Aurora do Tocantins, no Estado do Tocantins, a 496 quilômetros da Capital, Palmas.

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 33 visitantes e Nenhum membro online