Se as águas dos rios são doces, por que os mares são salgados?

Os oceanos, abastecidos pela água doce dos rios, são salgados. Por que isso?
Os oceanos representam 71% da superfície terrestre.
A água doce, que representa uma parcela muito menor não está, em sua maior parte, visível. A água superficial, formada pelos lagos, rios, pântanos e represas, representa apenas 0,37% de toda a água doce disponível na Terra. O restante está nas geleiras (77,39% do total), águas subterrâneas (22,03%), umidade do solo (0,19%) e vapor atmosférico (0,03%).
Toda a água doce conduzida pelos rios, como todos aprendemos nos primeiros anos escolares, segue para os oceanos e mares, todos de água salgada. Diante disso vamos explicar por que existe a água doce e a água salgada.
A água doce resulta da precipitação das chuvas, granizo, neve ou do degelo nos polos e nas cordilheiras, como a Cordilheira dos Andes, que corta a América do Sul.
Ao cair através da chuva nos mais diversos lugares, como rochas, áreas sedimentadas de todos os tipos, as águas que chegam aos rios e são levadas para os oceanos vão coletando minerais, nutrientes e outros elementos que, ao longo de 4,5 bilhões de anos, vêm contribuindo para ampliar a salinização dos mares. Mas esta não é a causa principal.
A explicação para a origem da salinidade dos mares e oceanos já é antiga. Foi proposta pela primeira vez em 1715 por Edmond Halley, quando este já falava dos efeitos de sais e outros minerais transportados para os mares pelos rios e que foram sendo concentrados ao longo do tempo pela evaporação da água.
Mas essa não é a única explicação. Atualmente se sabe que, quando os oceanos se formaram, o sódio foi sugado das profundezas. Outros elementos, como o cloreto, foram se acumulando como resultado do escape de gases do interior da Terra por vulcões e fontes hidrotermais. O sódio e o cloreto se combinaram e, daí, resultou o cloredo de sódio, que é o principal constituinte da água do mar. Para cada litro de água do mar há 35 gramas de sais dissolvidos, dentre os quais o cloreto de sódio é o mais significativo. Existem mais de 70 elementos dissolvidos na água do mar e, desses, apenas seis representam mais de 90% dos sais dissolvidos. O cloreto representa 55,04% da massa total e, o sódio, outros 30,61%. O sulfato entra com 7,68%, o magnésio com 3,69%, o cálcio com 1,16% e o potássio com mais 1,10%.
Não há um padrão para a salinidade da água dos mares e dos oceanos. Por isso temos no Golfo da Finlândia a água menos salina da Terra e, no Mar Morto, no Oriente Médio, a água mais salina.