Qual é o povoado mais ao norte do Brasil?

Se o Brasil começa nas nascentes do Rio Ailã, no município Uiramutã, em Roraima, o povoado mais ao norte não é a sede desse município, mas a Terra Indígena Raposa Serra do Sol (foto).
Com 1.743.089 hectares e um perímetro de mil quilômetros, a Raposa Serra do Sol é uma das maiores reservas indígenas brasileiras. Localizada em Roraima (correspondendo a 46% de toda a área do Estado), suas terras abrangem áreas dos municípios de Normandia, Pacaraíma e Uiramutã, situada entre os rios Tacutu, Maú, Surumu e Miang. Ao norte, a reserva tem fronteira com a Venezuela.
Ali vivem cerca de 20 mil índios ingaricós, macuxis, patamonas, taurepangues e uapixanas, que nos últimos anos estiveram envolvidos em incidentes graves com colonos, que possuíam em suas terras não apenas fazendas de pecuária e arroz mas até mesmo alguns núcleos urbanos. Só os produtores de arroz chegaram a ocupar áreas de 100 mil hectares junto às margens do Rio Surumu.
A principal etnia é a dos índios macuxi, totalizando quase 12 mil pessoas. Falando a língua macuxi, eles ocupam as terras indígenas Ananás, Aningal, Anta, Araçá, Barata/Livramento, Bom Jesus, Boqueirão, Cajueiro, Jaboti, Mangueira, Manoá/Pium, Moskow, Ouro, Pium, Ponta da Serra, Raimundão, Raposa/Serra do Sol, Santa Inês, São Marcos e Sucuba.
A Terra Indígena Raposa Serra do Sol foi definida pela Funai em 1993, demarcada pelo Ministério da Justiça em 1998 e homologada por portaria presidencial em 15 de abril de 2005. Em 20 de março de 2009 o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a manutenção de toda a área da Terra Indígena Raposa Serra do Sol e determinou a retirada dos fazendeiros e não indígenas de suas terras.