O primeiro carro também veio da China. Quem inventou?

O que começou como um brinquedo para o imperador da China, transformou-se no maior sonho de consumo da humanidade.
Quem não quer ter um carro, não é mesmo? Pois foi isso que também pensou o cientista, astrônomo, matemático, jesuíta e missionário flamengo Ferdinand Verbiest, que nasceu em 1623 na Bélgica e morreu em 1688 na China, onde trabalhava em uma missão jesuítica.
No que ele se inspirou, ninguém sabe. Talvez no triciclo movido a corda projetado ainda no século XV pelo pinto Leonardo da Vinci? Visualizava já o potencial da energia do vapor que iria mudar a história da humanidade como uma das ferramentas que alavancou a Revolução Industrial?
No esforço para manter boas relações com o imperador chinês, o jesuíta construiu em 1672 o primeiro veículo movido a vapor, para dá-lo como uma espécie de brinquedo para o imperador. Era muito pequeno e só tinha lugar para uma pessoa e era o início de uma grande revolução industrial. Esse foi possivelmente o primeiro veículo de trabalho a vapor.
Os primeiros veículos móveis a vapor, com capacidade para transportar pessoas e cargas, somente surgiram no final do século XVIII.
O inventor francês Nicolas-Joseph Cugnot exibiu pela primeira vez, em 1770 e 1771, um trator de artilharia movido a vapor. Mas logo em seguida sua invenção deixou a França em direção à Inglaterra, onde, em 1801, já havia um carro a vapor funcionando em Redruth.
Esse foi um século de grande desenvolvimento no segmento automotivo. Em 1815, o professor Josef Bozek, de Praga, construiu um carro a vapor movido a óleo e, em 1838, o construtor e operador de ônibus a vapor de Londres, Walter Hancock, construiu a primeira carruagem de quatro lugares a vapor.
Por volta de 1860 o belga Étienne Lenoir construiu um automóvel com motor de combustão interna, mesmo que fosse propulsionado por gás de carvão. O primeiro percurso de sete milhas, feito em três horas, foi mais lento que uma caminhada.
Tudo indica, no entanto, que os primeiros veículos de combustão interna a gasolina tenham resultado dos experimentos de vários inventores alemães. Karl Benz construiu seu primeiro carro em 1885. Dez anos depois surgia o bonito Benz Velo, mostrado na foto acima. Também foi um alemão, Nicolaus Otto, que construiu o primeiro veículo bem-sucedido com ciclo de quatro tempos.
A primeira patente de um carro nos Estados Unidos foi concedida a Oliver Evans, em 1789. Esse teria sido o primeiro automóvel da América. Mas Henry Ford, engenheiro nascido em 1863 na cidade de Springwells e falecido em 1947 na cidade de Dearborn, revolucionou esse mercado quando implantou o primeiro sistema de produção em série. Grande inventor e fundador da Ford Motor Company, ele registrou nada menos que 161 patentes nos Estados Unidos.