O primeiro carro também veio da China. Quem inventou?

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O que começou como um brinquedo para o imperador da China, transformou-se no maior sonho de consumo da humanidade.

Quem não quer ter um carro, não é mesmo? Pois foi isso que também pensou o cientista, astrônomo, matemático, jesuíta e missionário flamengo Ferdinand Verbiest, que nasceu em 1623 na Bélgica e morreu em 1688 na China, onde trabalhava em uma missão jesuítica.

No que ele se inspirou, ninguém sabe. Talvez no triciclo movido a corda projetado ainda no século XV pelo pinto Leonardo da Vinci? Visualizava já o potencial da energia do vapor que iria mudar a história da humanidade como uma das ferramentas que alavancou a Revolução Industrial?

No esforço para manter boas relações com o imperador chinês, o jesuíta construiu em 1672 o primeiro veículo movido a vapor, para dá-lo como uma espécie de brinquedo para o imperador. Era muito pequeno e só tinha lugar para uma pessoa e era o início de uma grande revolução industrial. Esse foi possivelmente o primeiro veículo de trabalho a vapor.

Os primeiros veículos móveis a vapor, com capacidade para transportar pessoas e cargas, somente surgiram no final do século XVIII.

O inventor francês Nicolas-Joseph Cugnot exibiu pela primeira vez, em 1770 e 1771, um trator de artilharia movido a vapor. Mas logo em seguida sua invenção deixou a França em direção à Inglaterra, onde, em 1801, já havia um carro a vapor funcionando em Redruth.

Esse foi um século de grande desenvolvimento no segmento automotivo. Em 1815, o professor Josef Bozek, de Praga, construiu um carro a vapor movido a óleo e, em 1838, o construtor e operador de ônibus a vapor de Londres, Walter Hancock, construiu a primeira carruagem de quatro lugares a vapor.

Por volta de 1860 o belga Étienne Lenoir construiu um automóvel com motor de combustão interna, mesmo que fosse propulsionado por gás de carvão. O primeiro percurso de sete milhas, feito em três horas, foi mais lento que uma caminhada.

Tudo indica, no entanto, que os primeiros veículos de combustão interna a gasolina tenham resultado dos experimentos de vários inventores alemães. Karl Benz construiu seu primeiro carro em 1885. Dez anos depois surgia o bonito Benz Velo, mostrado na foto acima. Também foi um alemão, Nicolaus Otto, que construiu o primeiro veículo bem-sucedido com ciclo de quatro tempos.

A primeira patente de um carro nos Estados Unidos foi concedida a Oliver Evans, em 1789. Esse teria sido o primeiro automóvel da América. Mas Henry Ford, engenheiro nascido em 1863 na cidade de Springwells e falecido em 1947 na cidade de Dearborn, revolucionou esse mercado quando implantou o primeiro sistema de produção em série. Grande inventor e fundador da Ford Motor Company, ele registrou nada menos que 161 patentes nos Estados Unidos.

Aleatórias

Conheça Katmandu, a capital do Nepal e cidade mais atingida pelo 1° grande terremoto de 2015

A cidade, fundada em 723 e com sete monumentos classificados pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, ficou em ruínas.

Entenda o que é Pré-Sal, a camada que coloca o Brasil entre os maiores produtores mundiais de petróleo

Em uma faixa de 800 quilômetros entre o Espírito Santo e Santa Catarina, há uma reserva estimada entre 80 a 100 bilhões de barris de petróleo e gás.

Quantas galáxias existem no Universo?

Não há um número preciso a respeito da quantidade de galáxias no Universo. Há estimativas que indicam a existência de 170 bilhões.

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 30 visitantes e Nenhum membro online