Pão de Açúcar, o mais famoso monólito brasileiro

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

É um dos mais famosos monólitos brasileiros, imortalizado em fotos e filmes que o tornam um dos lugares mais lembrados do Rio de Janeiro.

Por ser uma estrutura geológica formada por uma única pedra, o Pão de Açúcar é um monólito. Na realidade integra o complexo de morros Pão de Açúcar, no bairro da Urca. Com o mesmo nome, Morro do Pão de Açúcar, é o principal morro do complexo. Ali está a estátua do Cristo Redentor, principal cartão postal do Rio, bem como o teleférico (Bondinho do Pão de Açúcar) que liga a atração com a Praia Vermelha e o Morro da Urca.

O Pão de Açúcar é margeado pela Baía de Guanabara e cenário das fotos mais deslumbrantes feitas do Rio de Janeiro.

Nosso monólito mais famoso tem uma altura de 395 metros acima do nível do mar e é formado por um bloco único de gnaisse-granito com mais de 600 milhões de anos. Resultou da separação entre os continentes americano e africano.

Aleatórias

Com quais países o Brasil tem fronteira e quais são?

O Brasil tem fronteira com 10 países da América Latina, totalizando uma faixa de 16.889 quilômetros. A foto mostra a "fronteira seca" entre Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, e Rivera, no Uruguai.

Qual é o menor rio brasileiro?

Ele é muito simpático, tem águas transparentes e fica no município de Aurora do Tocantins, no Estado do Tocantins, a 496 quilômetros da Capital, Palmas.

Quantas cavernas existem no Brasil?

O Brasil tem cadastradas 10.134 cavernas, segundo o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas. A maior parte delas está na região do ecossistema do Cerrado, no Brasil Central.

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 3724 visitantes e Nenhum membro online