Qual é a maior rocha do mundo?

É uma espécie de monumento sagrado para os aborígenes australianos e está cercado de muitas lendas. A cor avermelhada é famosa e lembrada de muitos filmes.
O Monte Uluru (foto), também conhecido como Ayers Rock ou The Rock, é um monólito situado na região central da Austrália, próximo da pequena cidade de Yulara, a 400 quilômetros de Alice Springs e dentro do Parque Nacional de Uluru-Kata.
Disputa com o Monte Augustus o título de maior monólito do mundo mas, atualmente, há uma inclinação por dar o título ao Monte Augustus. E, com o Monte Uluru, fica o título de maior rocha do mundo.
É Patrimônio Mundial da Unesco e também penetra 2,5 quilômetros dentro do solo. Tem uma altura de 318 metros e uma circunferência de oito quilômetros.
A cor avermelhada decorre da oxidação e varia de acordo com a hora do dia, em razão dos raios solares.
É um lugar sagrado para os aborígenes e também conhecido por dar azar a quem leva pra casa alguma pedra retirada do lugar. Além de ser mostrado em muitos filmes, ganhou destaque especial com um filme estrelado por Meryl Streep mostrando o desaparecimento da menina Azaria Chamberlain, em 1980, quando acampava com os pais perto de Uluru. A mãe, Lindy Chamberlain, disse que a filha teria sido levada por uma espécie de cachorro selvagem, o dingo, comum no deserto australiano, e houve um julgamento histórico na Austrália que deu origem ao filme.
Cinco anos depois, em 1985, o governo australiano devolveu a propriedade de Uluru aos aborígenes Anangu, que o arrendaram de volta ao governo por 99 anos, tendo então sido transformado em parque nacional.
São citados muitos casos de turistas que levaram algum pedaço do Monte Uluru como lembrança, mas terminaram devolvendo alegando que isso lhes deu azar. Segundo a administração do parque nacional, chega ali um pacote por dia enviado de várias partes do mundo, fazendo a devolução de amostras.