Confins do mundo nos pontos extremos da Ásia

Considerando-se as áreas remotas e pequenas ilhas, o Cabo Árctico (81º13'N 90º70'E), na Ilha Komsomolets, no arquipélago de Severnaya Zemlya, no Oceano Ártico, Rússia, é o ponto extremo no Norte da Ásia. Foto da capa.
Os demais pontos extremos quando se consideram as áreas remotas e pequenas ilhas, são ainda os seguintes:
No extremo sul, fica a Ilha Pamana, na Indonésia (11ºS). No extremo oeste, a Cabo Baba (26° 4' E), na Turquia . E no extremo leste está a Ilha Diomedes Maior (169º01'W), uma das Ilhas Diomedes, na separação entre os continentes asiático e americano e divididas entre os Estados Unidos e a Rússia. Na Rússia, são chamadas Ilhas Gvozdev.
As Ilhas Diomedes (foto acima) estão localizadas no Estreito de Bering, que separa o Cabo Dezhnev, o ponto extremo oriental do continente asiático, e o Cabo Príncipe de Gales, o extremo ocidental do continente americano. Esse estreito liga o Mar de Chukchi, uma parte do Oceano Ártico, com o Mar de Bering, integrante do Oceano Pacífico.
As Ilhas Diomedes são formadas pela Ilha de Ratmanov ou Diomedes Maior, pertencente à Rússia; e a Diomedes Menor, pertencente aos Estados Unidos e distantes uma da outra por apenas quatro quilômetros. As duas ilhas são habitadas há milênios pelos nativos. Na Ilha Diomedes Menor, há o povoamento esquimó de Cidade de Diomede, com uma população inferior a 200 pessoas e apenas 30 edificações.
Pontos extremos da Ásia Continental
Os pontos extremos da Ásia são diferentes quando se considera apenas a região continental.
Neste caso, no extremo Norte, temos o Cabo Chelyuskin (77° 43'N), na Península de Taimir, Rússia.
No extremo Sul, há o Cabo Piai (1° 16'N), da Malásia.
O Cabo Baba (26° 4'E), na Turquia, é o ponto extremo no lado Oeste.
O Cabo Dezhnev (169° 40' W), na Rússia, está no extremo Leste asiático.