Quantos oceanos existem e qual sua profundidade?

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

A Fossa das Marianas (foto), no Pacífico, com uma profundidade de 11.034 metros, é o local mais profundo dos oceanos.

A Terra tem cinco oceanos, representando cerca de 71% da superfície do Planeta ou 361 milhões de quilômetros quadrados. A maior parte dessa área tem profundidades superiores a 3 mil metros.

Veja, abaixo, quais são os oceanos e a profundidade máxima em cada um, segundo informações da Organização Hidrográfica Internacional:

Oceano Pacífico: separa a Ásia e Oceania das Américas e também tem o ponto mais profundo dos mares, com 11.037 metros, localizado na Fossa das Marianas, à leste das Ilhas Marianas. Seu fundo foi atingido pela primeira vez em 23 de janeiro de 1960 pelo batiscafo Trieste, da marinha dos Estados Unidos. Em 1995 foi a vez do submarino-robô Kaikô, do Japão. Não houve condições para realizar fotos do local nessas ocasiões pois as janelas do batiscafo tinham a dimensão de uma moeda para que pudessem resistir à pressão da água. Somente três homens chegaram até seu ponto extremo até o momento.

Oceano Atlântico: separa as Américas da Eurásia e África e tem seu ponto de maior profundidade na Fossa de Porto Rico, a 8.648 metros.

Oceano Índico: separa África e Austrália e chega até o Sul da Ásia. Seu ponto mais profundo está na Fossa de Java, com 7.725 metros.

Oceano Antártico: circunda a Antártida e, muitas vezes, é considerado uma simples extensão do Pacífico, Índico e Atlântico. Seu ponto de maior profundidade, com 7.235 metros, está na Fossa Sandwich do Sul.

Oceano Ártico: sua Fossa Litke Deep, na Bacia da Eurásia, é seu ponto de maior profundidade. Chega a ser considerado como um mar do Atlântico e banha os entornos do Polo Norte, entre o norte da América do Norte e a Eurásia.

Aleatórias

Qual é o lugar mais profundo da Terra?

Tem mais de 11 mil metros de profundidade e está localizado no Pacífico. A foto é da expedição de James Cameron em 2012 que, em um batiscafo especial, chegou a 10.998 metros de profundidade.

Qual é a maior rocha do mundo?

É uma espécie de monumento sagrado para os aborígenes australianos e está cercado de muitas lendas. A cor avermelhada é famosa e lembrada de muitos filmes.

Conheça os pontos extremos da Europa

A Ilha de Creta (foto), na Grécia, está no extremo Sul da Europa, quando se consideram regiões remotas e pequenas ilhas. Quando se considera apenas a parte continental, o extremo sul pertence a Punta de Tarifa, na Espanha.

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 1812 visitantes e 18 membros online