Qual é o tamanho da floresta amazônica?

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativa
 

A Bacia Amazônia, abrangendo áreas de nove países, cobre 7 milhões de quilômetros quadrados, dos quais 5,5 milhões de quilômetros quadrados tomados pela floresta tropical.

O Brasil tem 60% de toda essa área. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, estão em território brasileiro exatos 4.196.943 quilômetros quadrados. Os outros países são o Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa, Suriname e Bolívia. No Brasil são abrangidos os estados do Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará, Amapá e Tocantins, correspondendo a 61% da área do país.

É não apenas a maior reserva florestal mas também a maior reserva de água doce do mundo. O Rio Amazonas é seu grande destaque, mas toda a bacia possui 1.100 afluentes. Representa cerca de 20% de toda a água que chega ao oceano, considerados todos os rios do planeta.

Levando em conta apenas a Amazônia brasileira, ali existem cerca de 2.500 espécies de árvores (que chegam a alturas de 30 a 40 metros), correspondendo a um terço de toda a madeira tropical do mundo; mais de 30 a 40 mil espécies de plantas. Uma entre cada dez espécies de plantas conhecidas no mundo está na Amazônia. Possui ainda 2,5 milhões de espécies diferentes de insetos, 3.000 de peixes, 1.294 aves, 427 mamíferos, 428 anfíbios e 378 répteis catalogados. Um quinto dos pássaros do mundo vive ali. E há descrições científicas de 96.660 a 128.843 espécies de invertebrados, só na área brasileira.

Um quilômetro quadrado da floresta amazônica contém mais de 90 toneladas de plantas vivas.

O Rio Amazonas, que corta toda a região, tem 6.992,06 quilômetros de extensão. Ele se origina na nascente do Rio Apurímac, na cordilheira dos Andes, no Sul do Peru, e deságua no Atlântico, entre os estados do Pará e do Amapá. A descarga média de água do Amazonas no Atlântico é de 220 mil metros cúbicos por segundo, ou 18% de toda a descarga total de água fresca nos oceanos do mundo. Em seu ponto mais espraiado o Amazonas possui 11 quilômetros de largura mas, durante a estação das chuvas, chega a 45 quilômetros de largura.

A região armazena tem mais de 100 gigatoneladas de carbono, considerando sua vegetação e solos. O desmatamento e queima de biomassa na região resultam em emissões anuais de 150 a 200 megatoneladas de carbono, enquanto estudos mostram que a floresta pode absorver 0,8 a 7 toneladas de carbono por hectare ao ano.

Aleatórias

Pedra da Gávea é o maior bloco de pedra à beira-mar no Planeta

A Pedra da Gávea (foto), nos bairros do Joá, Itanhangá e São Conrado, é um monólito de gnaisse com 842 metros de altura. Seu ponto culminante está na Barra da Tijuca.

Qual é o menor vulcão do mundo?

O menor vulcão do mundo é o Taal (foto) e está localizado na Ilha de Luzon, nas Filipinas, a 50 quilômetros da capital, Manila.

Qual é o lugar mais profundo da Terra?

Tem mais de 11 mil metros de profundidade e está localizado no Pacífico. A foto é da expedição de James Cameron em 2012 que, em um batiscafo especial, chegou a 10.998 metros de profundidade.

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 1165 visitantes e 11 membros online