Qual é a altura do Monte Everest?

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

China e Nepal não se entendem na hora de medir o Monte Everest. Para a China, ele tem 8.844 metros e, para o vizinho Nepal, são 8.848 metros. A diferença está no gelo acumulado. Haja gelo, são 4 metros.

De acordo com a China, a altura deve ser considerada até o limite das rochas, sem levar em conta o gelo. Mas o Nepal faz questão de contar o gelo e, por isso, considera que o Everest (ou também Evereste) tem 8.848 metros. Então, do seu lado da fronteira, a montanha é mais alta.

De qualquer forma, a montanha ainda está crescendo e não depende do gelo. Como as placas continentais na região ainda não se acomodaram e, portanto, continuam empurrando o que está acima para o alto, cientistas descobriram que o crescimento chega a ser de quatro milímetros ao ano. E, assim, em breve a altura oficial poderá ser alterada para 8.850 metros.

Há versões que atribuem o título de mais alto do mundo ao vulcão havaiano Mauna Kea pois, se ele tem apenas 4.205 metros acima do nível do mar, tem abaixo cerca de mais seis mil metros, o que o deixa com 10.200 metros.

Bom, de qualquer forma, o título oficial ainda é do Everest. Logo abaixo, entre outras montanhas conhecidas, estão o Chimborazo, no Equador, com 6.267 metros (que, por estar mais próximo da linha do Equador, também é considerado o mais alto); Monte McKinley, no Alasca, com 6.194 metros e o Kilimanjaro, na África, com 5.895 metros.

O Everest é o grande destaque da Cordilheira do Himalaia, que separa a República Popular da China (na região do Tibete) do Nepal. Para os nepaleses há outra divergência em relação à China. Por ali o monte se chama Sagarmatha, o que quer dizer "rosto do céu". E, para os tibetanos, ele é o Chomolangma, ou "mãe do universo".

O Everest recebeu esse nome do governador-geral da Índia (quando colônia britânica), Andrew Scott Waugh, em homenagem a seu antecessor, George Everest.

O primeiro cálculo de sua altura foi feito em 1852, por parte do topógrafo indiano Radhanath Sikdar, que na época já a chamou de montanha mais alta do mundo.

O monte é escalado há muito tempo. Há duas rotas principais de ascensão, pelo Nepal e pelo Tibete, e outras 13 menos utilizadas. Foi escalado até o topo pela primeira vez em 1953 por uma expedição britânico-neozelandesa liderada por John Hunt. Edmund Hillary e Tenzing Norgay chegaram ao topo no dia 29 de maio de 1953. A primeira mulher a chegar lá foi a alpinista japonesa Junko Tabei, em 16 de maio de 1975.

Até o final de 2006 pouco mais de oito mil pessoas tentaram alcançar o topo e, dessas, 212 morreram na tentativa.

Aleatórias

Quantos terremotos acontecem por ano em todo o mundo?

A ocorrência de tremores de terra é praticamente constante, em todas as regiões do mundo. Mas felizmente a maior parte não causa danos.

Conheça Katmandu, a capital do Nepal e cidade mais atingida pelo 1° grande terremoto de 2015

A cidade, fundada em 723 e com sete monumentos classificados pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, ficou em ruínas.

Quantas galáxias existem no Universo?

Não há um número preciso a respeito da quantidade de galáxias no Universo. Há estimativas que indicam a existência de 170 bilhões.

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 494 visitantes e Nenhum membro online