Se as águas dos rios são doces, por que os mares são salgados?

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Os oceanos, abastecidos pela água doce dos rios, são salgados. Por que isso?

Os oceanos representam 71% da superfície terrestre.

A água doce, que representa uma parcela muito menor não está, em sua maior parte, visível. A água superficial, formada pelos lagos, rios, pântanos e represas, representa apenas 0,37% de toda a água doce disponível na Terra. O restante está nas geleiras (77,39% do total), águas subterrâneas (22,03%), umidade do solo (0,19%) e vapor atmosférico (0,03%).

Toda a água doce conduzida pelos rios, como todos aprendemos nos primeiros anos escolares, segue para os oceanos e mares, todos de água salgada. Diante disso vamos explicar por que existe a água doce e a água salgada.

A água doce resulta da precipitação das chuvas, granizo, neve ou do degelo nos polos e nas cordilheiras, como a Cordilheira dos Andes, que corta a América do Sul.

Ao cair através da chuva nos mais diversos lugares, como rochas, áreas sedimentadas de todos os tipos, as águas que chegam aos rios e são levadas para os oceanos vão coletando minerais, nutrientes e outros elementos que, ao longo de 4,5 bilhões de anos, vêm contribuindo para ampliar a salinização dos mares. Mas esta não é a causa principal.

A explicação para a origem da salinidade dos mares e oceanos já é antiga. Foi proposta pela primeira vez em 1715 por Edmond Halley, quando este já falava dos efeitos de sais e outros minerais transportados para os mares pelos rios e que foram sendo concentrados ao longo do tempo pela evaporação da água.

Mas essa não é a única explicação. Atualmente se sabe que, quando os oceanos se formaram, o sódio foi sugado das profundezas. Outros elementos, como o cloreto, foram se acumulando como resultado do escape de gases do interior da Terra por vulcões e fontes hidrotermais. O sódio e o cloreto se combinaram e, daí, resultou o cloredo de sódio, que é o principal constituinte da água do mar. Para cada litro de água do mar há 35 gramas de sais dissolvidos, dentre os quais o cloreto de sódio é o mais significativo. Existem mais de 70 elementos dissolvidos na água do mar e, desses, apenas seis representam mais de 90% dos sais dissolvidos. O cloreto representa 55,04% da massa total e, o sódio, outros 30,61%. O sulfato entra com 7,68%, o magnésio com 3,69%, o cálcio com 1,16% e o potássio com mais 1,10%.

Não há um padrão para a salinidade da água dos mares e dos oceanos. Por isso temos no Golfo da Finlândia a água menos salina da Terra e, no Mar Morto, no Oriente Médio, a água mais salina.

Aleatórias

Qual é o salto mais alto do mundo?

Ele tem 979 metros de altura, dos quais 807 metros de queda sem interrupção. É o Salto Ángel (foto) e está localizado na Venezuela.

Quais as 5 cidades mais altas do mundo?

As cinco cidades mais altas do mundo estão distribuídas por dois países, Peru e China, considerando-se apenas centros urbanos com população significativa e ocupados durante todo o ano. A foto mostra Wenquan, na China, a segunda cidade mais alta do mundo.

Quais são as ilhas oceânicas do Brasil?

O Brasil tem centenas de ilhas costeiras. Mas, ilhas oceânicas, são apenas cinco. Fernando de Noronha (foto) é a mais conhecida.

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 57 visitantes e Nenhum membro online