Mar Cáspio, o maior lago de água salgada do mundo

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

O Mar Cáspio, com uma área de 371 mil quilômetros quadrados, é o maior lago de água salgada do mundo, fechado e no interior. É considerado por muitos como sendo mar.

O Mar Cáspio banha áreas do Azerbaijão, Irã, Cazaquistão, Rússia e Turquemenistão. Entre suas cidades mais próximas estão Baku (Azerbaijão), Turkmenbachi (Turquemenistão), Babol (Irã), Atyrau e Aktau (Cazaquistão). Em suas margens vivem mais de 12 milhões de pessoas.

Tem como principais afluentes os rios Volga e Ural. No total, possui 130 afluentes, dos quais nove têm foz em forma de delta. Conta com cerca de 50 ilhas, entre médias e grandes.

Embora formado por rios de água doce, o Mar Cáspio tem uma salinidade de 1,2%, correspondendo a um terço da salinidade encontrada na maior parte das águas marinhas. Uma explicação para suas águas salgadas seria o fato de que, há cinco milhões de anos, ter tido uma ligação com o Mar de Azov e, por extensão, com o Mar Negro e com o Mar Mediterrâneo.

Tem uma fauna rica, com cerca de 1.809 espécies, entre as quais 100 peixes diferentes. A maior parte dos esturjões (um dos peixes mais apreciados) do mundo está concentrada em suas águas.

É o maior corpo de água fechado em áreas continentais. Chega a ser considerado como o maior lago do mundo e até como mar. Ele não tem saídas, o que se conhece como uma bacia endorreica. Seu volume de águas é de 78 mil e 200 quilômetros cúbicos.

Além de receber toda a água da Bacia do Volga, também chegam ao Mar Cáspio a população de quase metade da população russa e de um terço dos resíduos da produção industrial e agrícola das margens do Rio Volga.

Tem uma área total de 371 mil quilômetros quadrados, com um comprimento máximo de 1.200 quilômetros, largura máxima de 450 quilômetros, costa total de 7.000 quilômetros, profundidade média de 180 metros e profundidade máxima de 1.025 metros. É considerado o lago mais importante do mundo.

Descobertas em uma caverna da Geórgia mostram vestígios do homem de Neanderthal. Outras descobertas nas cavernas Huto, no Irá, na parte sul do Cáspio, indicam que a região poderia estar sendo ocupada há 11 mil anos.

O Mar Cáspio é uma das regiões de maior produção de petróleo no mundo, com reservas avaliadas em 10 bilhões de toneladas.

Aleatórias

Conheça os 10 lugares mais quentes do mundo

Dallol (foto), na Woreda de Dallol, no Norte da Etiópia, é o local já habitado mais quente da Terra, com temperaturas junto ao Vulcão Dallol que chegam a 60 graus Celsius. O Deserto Dasht-e Lut, no Irã, tem a marca de ter registrado a temperatura mais alta já verificada na superfície terrestre, 70,7 graus Celsius.

Qual é o salto mais alto do mundo?

Ele tem 979 metros de altura, dos quais 807 metros de queda sem interrupção. É o Salto Ángel (foto) e está localizado na Venezuela.

Qual o ponto mais alto da América?

O Aconcágua (foto), com 6.960,8 metros de altitude, é o ponto mais alto da América e do Hemisfério Sul e o mais alto fora da Ásia.

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 86 visitantes e Nenhum membro online