Conheça as Ilhas Galápagos, o maior santuário ecológico do mundo

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

As Ilhas Galápagos, no Equador, formam um arquipélago com 13 ilhas, consideradas o mais importante laboratório vivo de biologia no mundo.

As Galápagos estão localizadas no Oceano Pacífico, a mil metros da Costa do Equador, sendo uma das províncias desse país. Integra o Patrimônio Mundial da Unesco desde 1978. É uma reserva da vida selvagem administrada pelo Governo do Equador e considerada o mais importância laboratório vivo na área de biologia, em todo o mundo.

Foi ali que Charles Darwin, em 18 de setembro de 1835, chegou a bordo do navio H.M.S. Beagle, capitaneado por Robert Fitz Roy, para fazer descobertas que resultaram em um aprimoramento de sua Teoria da Seleção Natural e a ideias desenvolvidas na publicação "A Origem das Espécies". Ele permaneceu 35 dias nas Galápagos, visitando 4 das 13 ilhas: San Cristóbal (ou Chatham Island), Floreana (Charles Island), Isabela e Santiago.

O Arquipélago das Galápagos é formado ainda pelas ilhas de Santa Cruz, Santa Maria, Santa Fé, Fernandina (com uma rica fauna de pinguins, pelicanos, leões-marinhos e iguanas), Wolf, Pintada e Bella, entre outras.

A fauna das Galápagos reúne espécimes como a tartaruga-das-galápagos, iguana-marinha, o pinguim-das-galápagos, o cormorão-das-galápagos, o falcão-das-galápagos, a fragata-comum, entre outros animais. São, no total, cerca de 5 mil espécies de animais, dos quais cerca de 2 mil não se encontram em qualquer outro lugar do mundo.

Suas 13 espécies de tentilhões estão entre as mais famosas de suas 159 espécies de aves e são também os pássaros endêmicos (que só existem ali) mais conhecidos. Há também 300 espécies de peixes, 650 de moluscos, 200 de equinodermos, 120 de caranguejos, 1.600 insetos e 150 aracnídeos.

Frei Tomás de Berlanga, que era o Bispo do Panamá, foi o descobridor das Ilhas Galápagos, em 1535. Elas aparecem em dois mapas do século XVI: o de Mercator, de 1569, e o de Abraham Ortelius, de 1570. Também foram visitadas por Cristóvão Colombo, em expedição patrocinada pelos Reis da Espanha. O primeiro morador das ilhas foi o irlandês Patrick Watkins, abandonado no local em 1807 e que ali viveu até 1809, quando roubou um barco e fugiu para Guayaquil.

As Ilhas Galápagos foram anexadas ao Equador em 1832, tendo como nome oficial Arquipélago de Cólon. Integram a província equatoriana das Galápagos, que tem como capital a cidade de Puerto Baquerizo Moreno, com 18.640 habitantes e uma área total de 8.010 quilômetros quadrados.

Aleatórias

Pão de Açúcar, o mais famoso monólito brasileiro

É um dos mais famosos monólitos brasileiros, imortalizado em fotos e filmes que o tornam um dos lugares mais lembrados do Rio de Janeiro.

Qual a cidade onde mais chove no Brasil?

Calçoene (foto), no Amapá, é a cidade mais úmida e onde mais chove no Brasil. Esse é o último município com alguma estrutura de serviços até a chegada no Oiapoque.

Mar Morto, o ponto mais baixo da Terra

Em 2014, o Mar Morto já estava 427 metros abaixo do nível do mar. Esse desnível vem aumentando cerca de um metro por ano.

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 36 visitantes e Nenhum membro online