Saara, o maior e mais quente deserto do mundo

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Sua área é maior que a do Brasil e é comparável a toda a Europa e aos Estados Unidos.

O Deserto do Saara tem um comprimento de 4.800 quilômetros e uma largura de até 1.800 quilômetros, com uma área total de 9.065.000 quilômetros quadrados e abrangendo 11 países: Argélia, Chade, Egito, Líbia, Mali, Mauritânia, Marrocos, Níger, Saara Ocidental, Sudão e Tunísia. Ocupando uma parte significativa do continente africano, sua área corresponde à da Europa, que tem 10,4 milhões de quilômetros quadrados, e à dos Estados Unidos. É maior que o Brasil, Austrália e Índia.

E suas temperaturas são extremas entre o dia e a noite: chegam a 50 graus durante o dia e caem para 5 graus negativos à noite.

Mesmo em condições climáticas tão difíceis, vivem no deserto cerca de 2,5 milhões de pessoas. E não é de hoje. Segundo registros históricos, o homem ocupa o Saara há cerca de 500 mil anos.

O Deserto do Saara foi o resultado da mudança de alguns graus no eixo de rotação da Terra há 10 mil anos. Por mais incrível que pareça, aquela região, no passado, já teve densas florestas tropicais. Ao longo de sua área já foram encontrados fósseis de dinossauros e até objetos de diversas civilizações.

Mesmo em sua vastidão de areias e desolação, existem alguns poucos oásis e mesmo grandes montanhas. Seu ponto mais alto é o Emi Koussi, um vulcão ao sul das montanhas Tibesti, no norte do Chade, com 3.445 metros de altura. Mas ainda existem outras áreas de grande altitude, como as montanhas Aïr, Hoggar, Atlas, Tibesti e Adrar des Ifoghas.

Sua fauna mais característica é formada pelos dromedários e as cabras. O adax, um grande antílope branco e atualmente em extinção, pode sobreviver até um ano sem água.

Aleatórias

Quem inventou a televisão?

Na realidade não há alguém que tenha inventado o aparelho de uma única vez. A televisão é a reunião de vários inventos e começou a tomar forma a partir da década de 1920.

Conheça os 10 lugares mais quentes do mundo

Dallol (foto), na Woreda de Dallol, no Norte da Etiópia, é o local já habitado mais quente da Terra, com temperaturas junto ao Vulcão Dallol que chegam a 60 graus Celsius. O Deserto Dasht-e Lut, no Irã, tem a marca de ter registrado a temperatura mais alta já verificada na superfície terrestre, 70,7 graus Celsius.

Qual é o mar mais salgado do Planeta?

O Mar de Aral, na Ásia Central, tem a água mais salgada. E é, ao mesmo tempo, o maior desastre ambiental do Planeta.

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 950 visitantes e 7 membros online