Quais as 10 maiores cataratas do mundo, em extensão?

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Brasil tem duas de suas cataratas entre as maiores do mundo em extensão. São as de Foz do Iguaçu (foto), entre o Paraná e a Argentina; e Salto do Yucumã, no Rio Grande do Sul.

Conheça as 10 maiores cataratas do mundo, em extensão:

  1. Cataratas de Khone Phapheng, Laos, com extensão de 9,7 km quilômetros
    Segundo outras versões, consideram-se maiores as cataratas ou corredeiras Inga Falls, no Congo, com uma extensão de 40 quilômetros, tendo a maior queda uma extensão de até 3 quilômetros. Já em Khone Phapheng as maiores quedas, com até 21 metros de altura, se estendem por 9,7 quilômetros, com uma descarga média de 11 mil metros cúbicos por segundo. Estão localizadas no Rio Mekong, na província de Champassak, no Sul do Laos. Com milhares de ilhas e canais, a região é conhecida como Si Phan Don, ou "as quatro mil ilhas".
  2. Salto Pará, Venezuela, com 5,6 quilômetros de extensão
    Está localizado no Rio Caura, na região de Bolívar, na Venezuela. É uma das cachoeiras mais interessantes da Bacia do Orinoco (que inclui, entre outros, o Rio Caura) e é formada por dois braços do rio, com uma ilha no meio. A queda d'água tem uma altura de pouco mais de 60 metros.
  3. Kongou Falls, Gabão, 3,2 quilômetros de largura
    Está localizada no Parque Nacional Ivindo, no leste do Gabão, e é considerada a cachoeira mais bonita da África Central. Sua vazão chega a 900 metros cúbicos por segundo.
  4. Cataratas do Iguaçu, Brasil/Argentina, 2,7 quilômetros de extensão na fronteira entre Brasil e Argentina
    O conjunto é formado por 275 cachoeiras, algumas com altura de até 82 metros. A maioria das cachoeiras tem cerca de 64 metros. A mais impressionante delas, a Garganta do Diabo, é uma queda em forma de U, com 82 metros de altura, 150 metros de largura e 700 metros de comprimento. Já foram incluídas entre as Sete Maravilhas Naturais do Mundo, em votação promovida pela Fundação New 7 Wonders.
  5. Salto do Yucumã ou Saltos del Mocono e Moconá Falls, Brasil (Rio Grande do Sul)/Argentina (Misiones), 1.838 metros de extensão
    Estão localizadas no Rio Uruguai e caem no sentido da Argentina (província de Misiones) para o Brasil, da mesma forma que ocorre nas Cataratas do Iguaçu. Em algumas situações podem ter uma extensão de até 3 quilômetros. As quedas chegam a uma altura de até 10 a 12 metros. A área é protegida pelo Parque Estadual do Turvo, no município de Derrubadas, Rio Grande do Sul. Na Argentina a área é protegida pelo Parque Moconá.
  6. Vermilion Falls, Canadá, cerca de 1,8 quilômetro de extensão
    Com uma queda de até 60 metros de altura, estão localizadas no Rio da Paz, no norte de Alberta, no Canadá.
  7. Victoria Falls, Zâmbia/Zimbabwe, 1,708 quilômetro de extensão
    Também são conhecidas como Cataratas Vitória ou Quedas Vitória. Estão localizadas no Rio Zambeze, na fronteira entre o Zâmbia e Zimbabwe, com uma altura de até 128 metros. Estão protegidas pelos parques nacionais de Mosi-oa-Tunya (sul da Zâmbia) e das Cataratas Vitória (Victoria Falls), no Zimbabwe, os dois parques declarados Patrimônio da Humanidade pela Unesco, em 1989.

  8. Chutes Wagenia, Quedas Wagenia ou Stanley Falls, República Democrática do Congo, 1,371 quilômetro
    São, na verdade, sete cataratas, cada uma com até 5 metros de altura e uma queda total de 61 metros. Estão localizadas no Rio Lualaba.
  9. Niagara Falls ou Cataratas do Niágara, Estados Unidos (estado de Nova Iorque) / Canadá (província de Ontário), extensão de 1.212 metros
    São três quedas (Cataratas Canadenses, Cataratas Americanas e Cataratas Bridal Veil ou Véu de Noiva), com a mais alta caindo de uma altura de 385 metros. Podem ser vistas a partir do Prospect Park, no lado americano; e do Queen Victoria Park, no lado canadense.
  10. Inga Falls, República Democrática do Congo
    São consideradas a maior cachoeira do mundo se levar-se em conta todo o seu conjunto, com uma extensão de até 40 quilômetros. Ou também é considerada a décima maior, se considerar-se apenas sua principal catarata. Muitas vezes também é descrita como um conjunto de corredeiras.

Aleatórias

Qual é o mar mais raso do mundo?

O  Mar de Azov, com uma profundidade máxima de apenas 14 metros, é o mais raso da Terra.

Quais são as 20 pontes mais altas do mundo?

A ponte mais alta do mundo, com quase 500 metros de altura, está localizada na China e foi inaugurada em 2009 (foto).

Gulpiyuri, a menor praia do mundo

A menor praia do mundo (foto) tem apenas 50 metros de extensão e está localizada próximo ao Mar Cantábrico, nas Astúrias, Espanha.

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 157 visitantes e Nenhum membro online