Qual o maior golfo do mundo?

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

O Golfo do México (foto) é o maior do mundo, com uma área de 1 milhão e 550 mil quilômetros quadrados.

Ele banha os estados mexicanos de Tamaulipas, Veracruz, Tabasco, Campeche, Iucatão e Quintana Roo, em seu lado sul.

Suas costas noroeste, norte e oriental, banham os estados da Florida, Alabama, Mississippi, Louisiana e Texas, nos Estados Unidos. E, em seu lado sudoeste, está Cuba.

O Golfo do México está ligado ao Oceano Atlântico através do Estreito da Flórida, entre os Estados Unidos e Cuba e, ao Mar do Caribe, entre o México e Cuba, através do Canal de Yucatán.

Entre as cidades costeiras mais importantes estão Veracruz e Mérida, no México; Havana, em Cuba; e Houston, Nova Orleans, Tampa e Pensacola, nos Estados Unidos.

É uma área rica em petróleo e importante para a pesca de peixes e crustáceos. Tem uma forte atividade industrial em sua costa, incluindo a produção de navios, indústrias petroquímicas e fábricas de papel, além de significativa atividade turística.

É no Golfo do México que também se origina a chamada Corrente do Golfo, uma corrente de águas quentes que percorre o Atlântico e uma das correntes oceânicas mais fortes em todo o mundo. Caracteriza-se ainda por ser o ponto de origem de muitos furacões, alguns dos quais já causaram grande número de mortes e forte destruição.

Aleatórias

Quais as 10 quedas de água mais altas do mundo?

Conheça as quedas de água mais altas do mundo, distribuídas por várias regiões do Planeta.

Quem é o Aedes aegypti, o terrível mosquito da dengue

O mosquito Aedes aegypti chegou ao Brasil nos navios negreiros, mas foi nos anos recentes que começou a causar os maiores danos. Milhões de pessoas já foram infectadas e algumas até mortas. Os óbitos podem chegar a 1% dos casos.

O que são e por que ocorrem os terremotos?

Os terremotos (na foto o tsunami no Japão, em 2011) podem ocorrer entre a superfície e profundidades de até 700 quilômetros, os mais raros.

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 790 visitantes e 6 membros online