Conheça Katmandu, a capital do Nepal e cidade mais atingida pelo 1° grande terremoto de 2015

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A cidade, fundada em 723 e com sete monumentos classificados pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, ficou em ruínas.

O Nepal, localizado entre a Índia e o Tibete (ocupado pela China), nos Himalaias e sede do Monte Everest, o mais alto do mundo, com 8.848 metros, é um dos países mais pobres da Ásia. E foi lá que, em 25 de abril de 2015, aconteceu o primeiro grande terremoto do ano, com uma magnitude de 7,8 na Escala Richter e o mais devastador ali acontecido nos 81 anos anteriores.

Ao final do primeiro dia, as informações oficiais davam conta de 1.805 mortos e mais de 4.700 feridos, mas esses números deveriam aumentar consideravelmente.

O epicentro do tremor foi registrado a 77 quilômetros da capital, Catmandu (ou Katmandu), 15 quilômetros abaixo da superfície. É uma profundidade baixa em relação ao que costuma acontecer e, por isso, os danos foram significativos.

As ruas de Catmandu ficaram tomadas por escombros de prédios destruídos, entre os quais cinco dos sete monumentos que foram declarados pela Unesco como Patrimônio da Humanidade.

O tremor de terras também foi sentido na Índia, China, Paquistão e Bangladesh.

Catmandu, a 1.400 metros de altitude e que em 2012 tinha um total de 1.006.656 habitantes, foi fundada em 723 pelos neuaris, um povo indígena que ainda tem grande influência sobre a cultura do país.

O Vale do Catmandu, onde se localiza a cidade, tem algumas das cidades mais antigas da humanidade. Escavações realizadas em Hadigaon e Lubhu desenterraram paredes de tijolos e algumas ferramentas datadas da Idade da Pedra, período iniciado há 2,5 milhões de anos. Uma escultura em tamanho natural encontrada na região foi datada em 185 d.C. Próximo do atual Templo de Pashupatinath, um lago no desfiladeiro de Chobar, era local de peregrinação na época de Buda. Krakuchanda Buda, Buda Kanak Muni e Kashyapa Buda teriam estado nesse vale.

Sidarta Gautama, o Buda, nasceu na cidade de Lumbini que, juntamente com Catmandu e Pokhara, estão entre as principais cidades do Nepal.

O Nepal abriga oito das quatorze montanhas existentes no mundo, com mais de oito mil metros de altitude. Por isso o país é conhecido como o "topo do mundo".

Embora muito procurado por turistas, 90% da população do país vive da agricultura e 25,2% estão abaixo da linha da pobreza, segundo dados do Banco Mundial relativos a 2012. Cerca de 80% da população é hinduísta. Os nepaleses são descendentes de três grandes migrações oriundas da Índia, Tibete e do norte da Birmânia e Yunnan, através de Assam, um dos estados indianos.

Aleatórias

Quem inventou a televisão?

Na realidade não há alguém que tenha inventado o aparelho de uma única vez. A televisão é a reunião de vários inventos e começou a tomar forma a partir da década de 1920.

Qual é o mar mais raso do mundo?

O  Mar de Azov, com uma profundidade máxima de apenas 14 metros, é o mais raso da Terra.

Onde começa o Brasil, no norte do país?

Você certamente está pensando que é no Oiapoque, mas não é.

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 94 visitantes e Nenhum membro online