Onde e quando ocorreu o maior terremoto do mundo?

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Valdivia, no Chile, foi palco do maior terremoto já registrado no mundo (foto). Ocorreu em 22 de maio de 1960.

O Sismo de Valdivia ou o Grande Sismo do Chile, aconteceu no Centro-Sul do Chile, a 840 quilômetros de Santiago, abrangendo principalmente as cidades de Valdivia e Concepción. Foi o mais forte já registrado cientificamente na história, com magnitude de 9,57 na Escala Richter.

Mas teve reflexos muito longe dali. Ele provocou uma erupção no Vulcão Puyehue, situado na Cordilheira dos Andes, junto à Argentina, a 2.240 metros de altitude. E produziu um tsunami que atingiu um grande número de cidades no Pacífico, incluindo os distantes Havaí e Japão.

Somente no Chile morreram 5.700 pessoas e foram feridas mais de dois milhões de pessoas, embora esses números nunca tenham sido apurados com precisão. O tsunami ocorrido no Havaí matou mais 62 pessoas e outras 31 nas Filipinas. Além disso, 965 pessoas morreram nos dias seguintes em razão de doenças causadas por sujeira e esgoto a céu aberto.

Segundo estudos científicos, o Chile é muito susceptível a terremotos pelo fato de estar na divisão das placas tectônicas Nazca e Sul-Americana.

Aleatórias

Qual é a maior rocha do mundo?

É uma espécie de monumento sagrado para os aborígenes australianos e está cercado de muitas lendas. A cor avermelhada é famosa e lembrada de muitos filmes.

Quem inventou a bicicleta?

Se lhe perguntarem qual é o meio de transporte mais usado no mundo, certamente você responderá que é o carro. Mas não é. É a bicicleta. Quem a inventou?

Qual a temperatura do Sol e sua distância da Terra?

A distância entre a Terra e o Sol é de 149 milhões e 600 mil quilômetros. Temperatura chega a 15 milhões de graus Celsius.

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 1907 visitantes e 53 membros online