Qual é o lugar mais isolado na Terra?

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A Ilha de Páscoa (foto), a 3.700 km da costa oeste do Chile, é a área de terra mais isolada em todo o mundo.

A Ilha de Páscoa tem origem vulcânica e integra o complexo da Polinésia Oriental. Está no Sul do Oceano Pacífico e pertence ao Chile, distante 3.700 quilômetros de sua costa. Está mais próxima da Ilha de Pitcairn, na Polinésia, a 1.600 quilômetros.

Em 2002 a população da Ilha de Páscoa era de 3.791 habitantes, dos quais 3.304 na capital, Hanga Rosa. Do total da população, 60% eram rapanuis (os habitantes originais) e os demais mestiços resultantes da miscigenação dos rapanuis com povos europeus.

Trata-se de um território especial do Chile, embora ainda seja considerada uma província da região de Valparaíso, incluindo as diversas ilhotas e rochas, bem como a Ilha Sala y Gómez, 380 quilômetros ao leste.

A Ilha de Páscoa tem uma área de 170 quilômetros quadrados e está a uma altitude de 510 metros.

Acredita-se que os primeiros ocupantes da Ilha de Páscoa chegaram ali entre 300 e 400 d.C., oriundos da Polinésia, possivelmente das ilhas de Mangareva, Pitcairn e Henderson, as duas últimas possivelmente funcionando como ponto de apoio, pois uma viagem de Mangareva à Ilha de Páscoa dura 17 dias.

Tudo indica realmente que os primeiros ocupantes da Ilha de Páscoa são oriundos da Polinésia e não da América, porque falavam um dialeto semelhante ao polinésio oriental e usavam instrumentos parecidos com outros encontrados nas Ilhas Marquesas.

O primeiro europeu a pisar na Ilha de Páscoa foi o holandês Jacob Roggerveen, que desembarcou ali no dia 5 de abril de 1722, um domingo de Páscoa, de onde surgiu o nome. Não ficaram registros significativos dessa viagem. Os primeiros registros de maior valor são os do Capitão James Cook que, em 1774, permaneceu por quatro dias na ilha, acompanhado por um taitiano, cujo idioma polinésio ajudou na comunicação com os nativos.

Comerciantes europeus chegaram em 1870 e introduziram gado ovino na ilha. Ela foi anexada pelo governo chileno em 1888, que a transformou em uma fazenda de ovelhas administrada por uma empresa escocesa que tinha sede no Chile. Os nativos foram escravizados e o conflito se manteve por muito tempo. Só em 1966 conseguiram ser reconhecidos como cidadãos chilenos.

A vida por ali não é fácil, o que explica o isolamento. O clima é frio em relação ao existente nas ilhas polinésias. Venta muito e o oceano em volta é muito frio e não permite a formação de recifes de corais, reduzindo a população de peixes. Também há grande limitação de água potável.

Os moais (ou as cabeças da Ilha de Páscoa, foto), as grandes estátuas esculpidas com pedras do vulcão Rano Raraku, formam diversos santuários, cada um com uma média de cinco estátuas. O maior dos moais, Paro, com 23 metros e pesando 80 toneladas, não chegou a ser acabado. No total, são 887 estátuas gigantescas. A maior parte tem de quatro a seis metros de comprimento, pesando até 27 toneladas cada uma.

Aleatórias

Existe uma montanha mais alta que o Monte Everest?

Se você considerar não apenas o que está pra cima do solo, mas também o que está embaixo, nesse caso, sim, existe uma montanha mais alta que o Monte Everest.

Qual é o maior lago de água doce do mundo?

Ele está localizado entre os Estados Unidos e o Canadá e tem uma área de 82.414 quilômetros quadrados.

Quem vendeu mais discos?

Os Beatles são os recordistas mundiais, com 600 milhões de discos vendidos. No Brasil o destaque é a dupla sertaneja Tonico & Tinoco (foto) que, até 1994, vendeu 150 milhões de cópias.

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 34 visitantes e Nenhum membro online