Qual é a maior ilha do mundo?

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A Groenlândia, Groelândia ou Gronelândia, é a maior ilha do mundo, com 2.166.086 quilômetros quadrados. É uma região autônoma da Dinamarca.

A Groenlândia é quase três vezes maior que a segunda maior ilha do mundo, a Nova Guiné. A Austrália que, com seus 7,6 milhões de quilômetros quadrados, poderia ser a maior ilha do mundo, é considerada uma massa continental e não uma ilha. Com isso, o título ficou com a Groenlândia.

A maior ilha do mundo tem ao norte o Oceano Glacial Árctico, à leste o Mar da Groenlândia, à leste e sul o Oceano Atlântico e à oeste o Mar do Labrador e Baía de Baffin. O local mais próximo é a Ilha Ellesmere, a mais setentrional do Arquipélago Árctico Canadiano. A Groenlândia tem uma costa de mais de 44 mil quilômetros.

Embora uma região extremamente fria, com clima polar ártico, tem uma população de 56.898 habitantes estimada para 2015, com uma densidade de apenas 0,026 habitante por quilômetro quadrado. A maior parte da população vive ao longo de fiordes, que são entradas de mar entre elevadas montanhas rochosas.

No passado pré-histórico a Groenlândia foi habitada por culturas paleoesquimós. Só em 984 d.C. foi colonizada por noruegueses na costa oeste, que desapareceram 500 anos depois, provavelmente em decorrência de fome e de conflitos com os povos inuítes.

Em 1500, expedições portuguesas chegaram à região pensando ser a Ásia, mas não desembarcaram. Um ano depois repetiram a viagem e novamente não desembarcaram, tendo ido para o sul, onde podem ter chegado a Labrador e Terra Nova.

Dinamarca e Noruega, que formaram um único país no passado, reivindicaram a posse da Groenlândia em 1721. Após as Guerras Napoleônicas os dois países se separaram e a Dinamarca manteve a posse da Groenlândia, entre outras colônias. Quando a Dinamarca foi ocupada pelos nazistas em 1940, a Groenlândia conseguiu se manter livre e passou a desenvolver o comércio com os Estados Unidos e Canadá. Houve uma separação de fato da Dinamarca mas, após a Segunda Guerra, o controle da ilha voltou à Dinamarca. A Groenlândia ainda integra o Reino da Dinamarca, mas é autônoma desde 1979. Foi o único território que até o momento deixou a União Européia, embora ainda mantenha o status de associado.

Aleatórias

Qual é a cidade mais quente do Brasil?

Não há uma cidade que tenha sido, todos os anos, a mais quente. Mas a frequentemente mais quente nos dias de verão é Bom Jesus (foto), no Piauí.

Pão de Açúcar, o mais famoso monólito brasileiro

É um dos mais famosos monólitos brasileiros, imortalizado em fotos e filmes que o tornam um dos lugares mais lembrados do Rio de Janeiro.

Qual o país com as maiores reservas provadas de petróleo?

Se você pensou que é a Arábia Saudita, está errado. As maiores reservas provadas de petróleo (foto) estão na Venezuela.

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 37 visitantes e Nenhum membro online