Pedra da Gávea é o maior bloco de pedra à beira-mar no Planeta

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A Pedra da Gávea (foto), nos bairros do Joá, Itanhangá e São Conrado, é um monólito de gnaisse com 842 metros de altura. Seu ponto culminante está na Barra da Tijuca.

A Pedra da Gávea, um dos mirantes da Floresta da Tijuca, é o maior bloco de pedra à beira-mar no mundo. Recebeu esse nome em 1502, durante a expedição de Gaspar Lemos e Américo Vespúcio, durante a qual também foi dado o nome ao Rio de Janeiro. Foi a primeira montanha carioca a ser batizada com um nome português, por lembrar um cesto de gávea.

Proporciona algumas das fotos mais lindas do Rio de Janeiro. É um local muito procurado para escaladas e, com frequência, ocorrem acidentes.

Também é um lugar misterioso. Inscrições no rochedo podem ter sido feitas por fenícios. Essa tradução, feita a partir da língua semítica, resultaria no seguinte: LAABHTEJBARRIZDABNAISINEOFRUZT, cuja tradução seria "Aqui Badezir, rei de Tiro, filho mais velho de Jetbaal". Badzir ou Badezir teria sido um governante fenício em 850 a.C., filho de Etbaal e a frase poderia ter o seguinte significado: que a face da rocha teria sido esculpida à semelhança de Badzir.

Entre as muitas dúvidas a respeito da inscrição, a principal delas é a de que haveria a impossibilidade técnica de cruzar o Atlântico com os recursos de navegação que os fenícios tinham na época.

Essa inscrição não havia sido relatada até a década de 1800. Como surgiu nos primeiros anos após a Independência do Brasil, há até a suspeita de que poderia ter sido uma armação do governo de Dom Pedro I em busca de uma identidade nacional para o novo império. De qualquer forma, a inscrição está lá. Se for na Pedra da Gávea, dê uma olhada.

Aleatórias

Onde e quando ocorreu o maior terremoto do mundo?

Valdivia, no Chile, foi palco do maior terremoto já registrado no mundo (foto). Ocorreu em 22 de maio de 1960.

O que são e por que ocorrem os terremotos?

Os terremotos (na foto o tsunami no Japão, em 2011) podem ocorrer entre a superfície e profundidades de até 700 quilômetros, os mais raros.

Quantas pessoas foram mortas pela inquisição?

Existem divergências em relação aos números corretos, mas a informação mais confiável é de que tenham sido julgadas 150 mil pessoas, das quais 3 mil foram assassinadas em nome da "defesa da fé".

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 541 visitantes e 39 membros online