Qual é a maior rocha do mundo?

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

É uma espécie de monumento sagrado para os aborígenes australianos e está cercado de muitas lendas. A cor avermelhada é famosa e lembrada de muitos filmes.

O Monte Uluru (foto), também conhecido como Ayers Rock ou The Rock, é um monólito situado na região central da Austrália, próximo da pequena cidade de Yulara, a 400 quilômetros de Alice Springs e dentro do Parque Nacional de Uluru-Kata.

Disputa com o Monte Augustus o título de maior monólito do mundo mas, atualmente, há uma inclinação por dar o título ao Monte Augustus. E, com o Monte Uluru, fica o título de maior rocha do mundo.

É Patrimônio Mundial da Unesco e também penetra 2,5 quilômetros dentro do solo. Tem uma altura de 318 metros e uma circunferência de oito quilômetros.

A cor avermelhada decorre da oxidação e varia de acordo com a hora do dia, em razão dos raios solares.

É um lugar sagrado para os aborígenes e também conhecido por dar azar a quem leva pra casa alguma pedra retirada do lugar. Além de ser mostrado em muitos filmes, ganhou destaque especial com um filme estrelado por Meryl Streep mostrando o desaparecimento da menina Azaria Chamberlain, em 1980, quando acampava com os pais perto de Uluru. A mãe, Lindy Chamberlain, disse que a filha teria sido levada por uma espécie de cachorro selvagem, o dingo, comum no deserto australiano, e houve um julgamento histórico na Austrália que deu origem ao filme.

Cinco anos depois, em 1985, o governo australiano devolveu a propriedade de Uluru aos aborígenes Anangu, que o arrendaram de volta ao governo por 99 anos, tendo então sido transformado em parque nacional.

São citados muitos casos de turistas que levaram algum pedaço do Monte Uluru como lembrança, mas terminaram devolvendo alegando que isso lhes deu azar. Segundo a administração do parque nacional, chega ali um pacote por dia enviado de várias partes do mundo, fazendo a devolução de amostras.

Aleatórias

Cidade mais alta do mundo está na altitude de 5.100 metros

Ela está nos Andes Peruanos e tinha, em 2009, cerca de 30 mil habitantes. Ela está no topo do mundo.

Onde encontrar informações científicas e acadêmicas?

Duas grandes bases do trabalho científico e acadêmico brasileiro, são a SciELO (Scientific Electronic Library Online) e o Google Acadêmico.

Pedra da Gávea é o maior bloco de pedra à beira-mar no Planeta

A Pedra da Gávea (foto), nos bairros do Joá, Itanhangá e São Conrado, é um monólito de gnaisse com 842 metros de altura. Seu ponto culminante está na Barra da Tijuca.

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 27 visitantes e Nenhum membro online