Qual é o menor continente da Terra?

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A Oceania (foto) é o menor continente da Terra, integrado por várias ilhas do Oceano Pacífico, com destaque para a Austrália e Nova Zelândia.

A área da Oceania é de 9.008.458 quilômetros quadrados. Com uma população de 32 milhões de habitantes, tem uma densidade populacional de apenas 4 habitantes por quilômetro quadrado.

Possui 16 países e 22 dependências. O maior país é a Austrália e seu menor país é Nauru que, com uma área de apenas 21 quilômetros quadrados, é também o menor país insular do mundo. O pequeno país, com 13.248 habitantes em 2007, é ajudado financeiramente pela Austrália e, em troca, mantém ali um centro de detenção australiano.

O ponto mais alto da Oceania é o Puncak Jaya, na Nova Guiné, com 4.884 metros de altura. E seu ponto mais baixo é o Lago Eyre, na Austrália, 15 metros abaixo do nível do mar.

Austrália, Nova Guiné e Tasmânia eram interligadas durante os períodos glaciais. O primeiro povo a habitar a região, os australoides, é que deu origem aos papuas e aborígenes australianos, e chegou ali há 60 mil anos. Mas o maior fluxo emigratório para a região ocorreu por volta de 6.000 a.C.

A Austrália foi incorporada aos domínios britânicos em 1770 e, embora seja uma democracia parlamentar independente, ainda integra a chamada Commonwealth, os reinos da Comunidade de Nações que têm como seu chefe de Estado a Rainha da Inglaterra, que na Austrália é representada por um governador-geral indicado pelo primeiro-ministro do país.

Aleatórias

Quantos terremotos acontecem por ano em todo o mundo?

A ocorrência de tremores de terra é praticamente constante, em todas as regiões do mundo. Mas felizmente a maior parte não causa danos.

Qual é o maior monólito do mundo?

Ele cobre uma área de praticamente 48 quilômetros quadrados e você certamente já o viu em algum filme.

Conheça os 10 lugares mais quentes do mundo

Dallol (foto), na Woreda de Dallol, no Norte da Etiópia, é o local já habitado mais quente da Terra, com temperaturas junto ao Vulcão Dallol que chegam a 60 graus Celsius. O Deserto Dasht-e Lut, no Irã, tem a marca de ter registrado a temperatura mais alta já verificada na superfície terrestre, 70,7 graus Celsius.

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 191 visitantes e Nenhum membro online