Qual é a maior cidade do Brasil em população?

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

São Paulo (foto), capital do Estado de São Paulo, é a maior cidade brasileira em população.

A cidade de São Paulo tinha, em 2014, um total de 11.895.893 habitantes, segundo o IBGE. Com uma área de 1.522,986 quilômetros quadrados, sua densidade de habitantes por quilômetro quadrado é de 7.820,9. Está localizada a uma altitude de 760 metros acima do nível do mar.

A formação de São Paulo ocorreu a partir da construção de um colégio jesuíta por parte de 12 padres, entre eles Manuel da Nóbrega e José de Anchieta, em 25 de janeiro de 1554, entre os vales do Anhangabaú e Tamanduateí. Como no dia da fundação do colégio comemorava-se o dia da conversão do apóstolo Paulo de Tarso, a escolha do nome foi uma homenagem ao santo.

O povoamento da nova cidade ocorreu a partir de 1560, com a transferência da população que vivia na vila de Santo André da Borda do Campo e que havia sido criada por Tomé de Sousa em 1553. Essa população foi transferida para as proximidades do Colégio de São Paulo de Piratininga, por ser um lugar mais alto, localizar-se em uma colina protegida por uma grande várzea (a Várzea do Carmo) e pela baixada do Vale do Anhangabaú, que ajudariam na proteção contra o ataque de índios. A ordem de transferência da população foi dada pelo governador-geral do Brasil, Mem de Sá, quando de sua visita à Capitania de São Vicente, em 1560. Nesse momento a localidade recebeu o nome de Vila de São Paulo, pertencente à Capitania de São Vicente. Pelos dois séculos seguintes foi uma vila pobre e isolada, em razão das dificuldades para subir a Serra do Mar.

As coisas só começaram a mudar quando, em 22 de março de 1681, o Marquês de Cascais, que era o donatário da Capitania de São Vicente, transferiu a capital da capitania para a Vila de São Paulo, com instalação oficial no dia 23 de abril de 1683. E, a partir desse momento, a cidade não parou mais de crescer.

São Paulo é o centro financeiro e a cidade mais importante da América Latina. Além de ser a mais populosa do Brasil, também tem esse título na América Latina e igualmente é a maior cidade em número de habitantes nos países de língua portuguesa. Tem o décimo maior PIB do mundo e participa com 11,5% de todo o PIB brasileiro e 36% de toda a produção de bens e serviços no Estado de São Paulo. É a sede de 63% das multinacionais instaladas no Brasil. E é a sétima cidade mais populosa do Planeta.

Aleatórias

Qual é a maior laguna do Brasil?

Ela corta uma vasta extensão do Rio Grande do Sul e tem um canal navegável que permite o tráfego de navios entre o Porto de Rio Grande e a capital, Porto Alegre.

Qual o município mais setentrional do Brasil?

É Uiramutã (foto), no nordeste do Estado de Roraima, distante 279 quilômetros da capital Boa Vista, por estrada. Em linha reta, são 206,24 quilômetros.

Quantos terremotos acontecem por ano em todo o mundo?

A ocorrência de tremores de terra é praticamente constante, em todas as regiões do mundo. Mas felizmente a maior parte não causa danos.

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 146 visitantes e Nenhum membro online