Qual é a maior lagoa do Brasil?

Ela marca parte da fronteira brasileira com o Uruguai, no Rio Grande do Sul. Está localizada no Sul do Estado e se comunica com a Laguna dos Patos através do Canal de São Gonçalo.
A maior lagoa do Brasil, depois que a Lagoa dos Patos foi oficializada como Laguna dos Patos, passou a ser a Lagoa Mirim, com 185 quilômetros de extensão, uma largura média de 20 quilômetros e largura máxima de 37 quilômetros. A profundidade varia entre 1 metro em sua parte norte e 6 metros na parte sul.
A bacia hidrográfica da Lagoa Mirim totaliza 62.250 quilômetros quadrados, dos quais 47.310 quilômetros quadrados estão no lado brasileiro e os outros 14.940 quilômetros quadrados no lado uruguaio. No lado brasileiro, entre Rio Grande e Santa Vitória do Palmar, a Lagoa Mirim banha a Estação Ecológica do Taim, um local de descanso e nidificação de aves migratórias, particularmente do cisne-do-pescoço-preto.
A Lagoa Mirim é unida à Laguna dos Patos através do Canal de São Gonçalo, em Pelotas, com uma extensão de 76 quilômetros. As águas se movimentavam entre a lagoa e a laguna dependendo do nível de uma e outra. Mas em 1977 a construção da Barragem do Centurião, em Pelotas, procurou impedir a passagem das águas do mar (que entram através da Lagoa dos Patos) para a Lagoa Mirim, garantindo água potável para as cidades de Rio Grande e Pelotas e evitando prejuízos às lavouras de arroz no entorno da Lagoa Mirim. Por esse motivo, atualmente as águas correm da Lagoa Mirim no sentido da Laguna dos Patos em 70% do tempo.