Qual é a maior lagoa do Brasil?

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativa
 

Ela marca parte da fronteira brasileira com o Uruguai, no Rio Grande do Sul. Está localizada no Sul do Estado e se comunica com a Laguna dos Patos através do Canal de São Gonçalo.

A maior lagoa do Brasil, depois que a Lagoa dos Patos foi oficializada como Laguna dos Patos, passou a ser a Lagoa Mirim, com 185 quilômetros de extensão, uma largura média de 20 quilômetros e largura máxima de 37 quilômetros. A profundidade varia entre 1 metro em sua parte norte e 6 metros na parte sul.

A bacia hidrográfica da Lagoa Mirim totaliza 62.250 quilômetros quadrados, dos quais 47.310 quilômetros quadrados estão no lado brasileiro e os outros 14.940 quilômetros quadrados no lado uruguaio. No lado brasileiro, entre Rio Grande e Santa Vitória do Palmar, a Lagoa Mirim banha a Estação Ecológica do Taim, um local de descanso e nidificação de aves migratórias, particularmente do cisne-do-pescoço-preto.

A Lagoa Mirim é unida à Laguna dos Patos através do Canal de São Gonçalo, em Pelotas, com uma extensão de 76 quilômetros. As águas se movimentavam entre a lagoa e a laguna dependendo do nível de uma e outra. Mas em 1977 a construção da Barragem do Centurião, em Pelotas, procurou impedir a passagem das águas do mar (que entram através da Lagoa dos Patos) para a Lagoa Mirim, garantindo água potável para as cidades de Rio Grande e Pelotas e evitando prejuízos às lavouras de arroz no entorno da Lagoa Mirim. Por esse motivo, atualmente as águas correm da Lagoa Mirim no sentido da Laguna dos Patos em 70% do tempo.

Aleatórias

Existe uma montanha mais alta que o Monte Everest?

Se você considerar não apenas o que está pra cima do solo, mas também o que está embaixo, nesse caso, sim, existe uma montanha mais alta que o Monte Everest.

Qual o ponto mais alto da América?

O Aconcágua (foto), com 6.960,8 metros de altitude, é o ponto mais alto da América e do Hemisfério Sul e o mais alto fora da Ásia.

O que são e por que ocorrem os terremotos?

Os terremotos (na foto o tsunami no Japão, em 2011) podem ocorrer entre a superfície e profundidades de até 700 quilômetros, os mais raros.

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 44 visitantes e Nenhum membro online