Qual é a maior laguna do Brasil?

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Ela corta uma vasta extensão do Rio Grande do Sul e tem um canal navegável que permite o tráfego de navios entre o Porto de Rio Grande e a capital, Porto Alegre.

A maior laguna do Brasil é a Laguna dos Patos, mais conhecida como Lagoa dos Patos. Como os gaúchos gostam muito de manter as denominações originais, é bastante provável que, mesmo sendo uma laguna, seja sempre chamada de lagoa.

Então, vamos começar esclarecendo o que é laguna e o que é lagoa.

Lagoa é um corpo de água com pouco fluxo. E não tem água estagnada. E laguna é formada por água salobra ou salgada, com localização próxima ao litoral.

Como a Lagoa dos Patos possui água salobra (com salinização que varia ao longo do ano e de acordo com períodos de mais ou menos chuva) seria, na realidade, Laguna dos Patos.

Sua extensão é de 265 quilômetros. Começa próximo a Porto Alegre, onde recebe as águas do Lago Guaíba (mais conhecido como Rio Guaíba), formado pelos rios Jacuí, dos Sinos, Caí, Gravataí e diversos arroios em suas margens.

A Lagoa dos Patos desagua no mar através do Canal do Norte, na Barra do Porto de Rio Grande, por onde entra a água salgada que deixa a laguna salobra. A Laguna ou Lagoa dos Patos também se comunica com a Lagoa Mirim, através do Canal de São Gonçalo, em Pelotas.

Em sua costa encontram-se os municípios de Barra do Ribeiro, Tapes, Arambaré, Camaquã, São Lourenço do Sul, Turuçu, Pelotas, Rio Grande, São José do Norte, Tavares, Mostardas, Palmares do Sul, Capivari do Sul e Viamão.

Nos trechos de maior amplitude, em sua quota máxima, a Lagoa dos Patos tem 60 quilômetros de largura e até 7 metros de profundidade. Sua superfície é de 10.144 quilômetros quadrados, estendendo-se paralelamente ao mar.

A referência mais antiga à Lagoa dos Patos é de 1548, quando constou em um mapa que mostrava apenas sua foz. Alguns mapas holandeses já faziam referência ao seu esboço, antes mesmo de iniciar-se a colonização portuguesa no Rio Grande do Sul, a partir de 1732. O primeiro registro cartográfico é de 1698 e foi feito pelo holandês Nikolaus Visscher.

Durante a Guerra dos Farrapos, a partir de 1835, o italiano Giuseppe Garibaldi, que lutou ao lado dos rebeldes, utilizou a Lagoa dos Patos para conduzir seus lanchões Seival e Farroupilha. Foram por água até o Rio Capivari e, dali, seguiram por terra até Tramandaí, onde continuaram a viagem por mar até Laguna, Santa Catarina. Ali enfrentaram as tropas imperiais por mar e terra e fundaram a República Juliana. Foi onde Giuseppe conheceu e casou com Anita Garibaldi, que retornou com ele ao Rio Grande do Sul e, tempos depois, partiram para a Itália, onde foram os principais personagens das guerras que resultaram na unificação italiana.

Aleatórias

Quais são os pontos extremos da América?

O ponto mais ao Norte do continente americano é o Promontório Murchison, na Península de Boothia, Nunavut, Canadá (71°58'N). E, ao Sul, é o Cabo Froward (foto), no Chile (53°56'S), considerando as áreas continentais.

Confins do mundo nos pontos extremos da Ásia

Considerando-se as áreas remotas e pequenas ilhas, o Cabo Árctico (81º13'N 90º70'E), na Ilha Komsomolets, no arquipélago de Severnaya Zemlya, no Oceano Ártico, Rússia, é o ponto extremo no Norte da Ásia. Foto da capa.

Qual é a maior ilha do mundo?

A Groenlândia, Groelândia ou Gronelândia, é a maior ilha do mundo, com 2.166.086 quilômetros quadrados. É uma região autônoma da Dinamarca.

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 754 visitantes e 30 membros online