Conheça o rio secreto de 6.000 km nas profundezas da Amazônia

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Não chega a ser mais secreto, porque já foi descoberto. Mas está bem escondido, a uma profundidade de quatro mil metros, correndo sob o Rio Amazonas (foto).

A descoberta foi feita em 2011, por pesquisadores do Observatório Nacional, após análise de 241 poços de petróleo desativados pela Petrobras na Amazônia, entre as décadas de 1970 e 1980.

A partir desses estudos, a equipe identificou uma grande movimentação de água, quatro mil metros abaixo da superfície, correndo sob o Amazonas, de oeste para leste, e também desaguando no Oceano Atlântico, igualmente sob a foz do Rio Amazonas, com uma vazão de 3.090 metros cúbicos por segundo, 40 vezes menor que a do Amazonas. No entanto, tem uma lâmina de água muito maior que a do Amazonas, com distâncias entre uma margem e outra de 200 a 400 quilômetros.

Esse rio subterrâneo foi chamado de Aquífero Hamza. Ele não corre por alguma espécie de túnel, mas atravessa as rochas sedimentares das profundezas.

Tem nascente no Acre e percorre 6.000 quilômetros antes de desaguar no Atlântico.

Assim, ao longo de boa parte do percurso do Amazonas em território brasileiro, também há quatro mil metros abaixo um outro grande rio (o aquífero Hamza) que vai desaguar no mesmo lugar. Só que um desagua na superfície e o outro lança suas águas nas profundezas do Atlântico.

Aleatórias

Qual é a maior laguna do Brasil?

Ela corta uma vasta extensão do Rio Grande do Sul e tem um canal navegável que permite o tráfego de navios entre o Porto de Rio Grande e a capital, Porto Alegre.

Zhemchug, o maior canyon do mundo

Com um relevo vertical de 2.600 metros, é maior que o Grand Canyon, nos Estados Unidos, que tem 1.830 metros de profundidade.

A quantidade de neurônios em nosso cérebro

Estudos científicos demonstram que existem cerca de 86 bilhões no cérebro humano.

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 966 visitantes e 24 membros online