Rio Amazonas, o nosso maior rio que corta 3 países

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Ele nasce na quebrada Apacheta, base do Nevado Quehuisha, em Arequipa, Peru. Percorre 7.062 quilômetros até chegar em sua foz (foto de capa), entre os estados do Pará e Amapá.

As primeiras águas do Amazonas na quebrada Apacheta (foto acima), são muito modestas. Mas, quando chegam em sua foz, no Norte brasileiro, depois de atravessar o Peru, Colômbia e boa parte da Amazônia, descarregam no Oceano Atlântico nada menos do que 209 mil metros cúbicos por segundo, correspondendo a 20% de toda a água fluvial do Planeta e de toda a água doce que desagua nos oceanos. É o rio mais caudaloso do mundo.

A água doce do Amazonas invade o Atlântico por quilômetros e, na foz do rio, ocasiona o fenômeno da pororoca, com ondas de 3 metros de altura e velocidade de até 20 quilômetros por hora.

Por ser mais leve que a água salgada, a água doce do Amazonas chega a empurrar a água do oceano e entra mar adentro por até 400 quilômetros, numa faixa com 100 a 200 quilômetros de largura. Com isso, a água doce do Amazonas altera a cor da superfície do Atlântico em uma vasta área de até 1 milhão de quilômetros quadrados.

O Rio Amazonas recebe mais de mil afluentes ao longo de todo o seu percurso. É o maior rio brasileiro e está muito próximo do Rio Nilo, que ainda é o maior rio do mundo. Mas a vazão do Amazonas é maior que a dos outros sete maiores rios combinados, sem considerar seus afluentes Madeira e Negro. O volume das águas do Amazonas é 60 vezes maior que o do Nilo.

Em território peruano, recebe os nomes de Carhuasanta, Lloqueta, Apurímac, rio Ene, rio Tambo, Ucayali e finalmente Amazonas. Continua sendo Amazonas quando passa pela Colômbia mas, ao entrar em  território brasileiro, recebe o nome de Rio Solimões. Só volta a ser Rio Amazonas quando chega em Manaus e se une com o Rio Negro. São 1.700 quilômetros como Rio Solimões, entre Tabatinga (onde entra no Brasil) e Manaus, no Amazonas.

Em território brasileiro, como Solimões e Amazonas, o rio percorre um total de 3.165 quilômetros, praticamente metade de seu percurso total, segundo as medições mais recentes e que consideram 7.062 quilômetros (contra 7.088 quilômetros do Nilo).

Embora seja pouco menor que o Nilo, o Amazonas forma a maior bacia hidrográfica do mundo, com pouco mais de 7.050.000 quilômetros quadrados, abrangendo áreas não só do Peru, Colômbia e Brasil - por onde passa o rio -, mas também da Venezuela, Bolívia, Equador e Guiana.

O curso das águas do Amazonas é muito plano em seus últimos 1.500 quilômetros. O desnível em seu último trecho é de apenas 20 metros.

Aleatórias

Qual é o mar mais raso do mundo?

O  Mar de Azov, com uma profundidade máxima de apenas 14 metros, é o mais raso da Terra.

Qual é a maior lagoa do Brasil?

Ela marca parte da fronteira brasileira com o Uruguai, no Rio Grande do Sul. Está localizada no Sul do Estado e se comunica com a Laguna dos Patos através do Canal de São Gonçalo.

Qual o maior golfo do mundo?

O Golfo do México (foto) é o maior do mundo, com uma área de 1 milhão e 550 mil quilômetros quadrados.

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 47 visitantes e Nenhum membro online