Qual é a maior ilha fluvial brasileira?

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Ela fica no Centro do país, é também a maior ilha fluvial do mundo e divide três estados. É uma Reserva da Biosfera, com reconhecimento da Unesco.

A Ilha do Bananal, localizada no Estado do Tocantins, na divisa com os Estados do Mato Grosso e Pará, é não só a maior ilha fluvial do Brasil, mas também a maior ilha fluvial do mundo. Possui 20 mil quilômetros quadrados e foi declarada Reserva da Biosfera pela Unesco, em 1993.

Foi descoberta em 1773 pelo sertanista José Pinto Fonseca, recebendo inicialmente o nome de Santana. Mas posteriormente passou a se chamar Bananal, devido à existência de grandes bananais silvestres.

Está subdividida entre os municípios de Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão e Pium, no Tocantins, e tem acesso através da rodovia BR-242 que, na ilha, recebe o nome de Transbananal; pela Transaraguaia (extensão da TO-255), além de uma estrada local sem nome.

A ilha é cercada pelos rios Araguaia e Javaés. E, além deles, ainda tem mais seis rios: Riozinho, Urubu, Randi-Toró, Barreiro, Vinte e Três e Mururé.

Existem em toda a sua área 15 aldeias indígenas dos povos Carajás, Javaés, Tapirapés, Tuxás e os Avá-Canoeiros. A maior delas é a Aldeia Santa Isabel do Morro, próximo à cidade de São Félix do Araguaia, no Mato Grosso.

Um pequeno grupo de Avá-Canoeiros, na região da Mata do Mamão, no centro da ilha, ainda rejeita qualquer tipo de contato com a civilização, incluindo os indígenas de aldeias próximas. É o único grupo isolado ainda existente no Tocantins.

As áreas protegidas da Ilha do Bananal incluem o Parque Nacional do Araguaia, uma área de 562 mil hectares criada em 31 de dezembro de 1959 e atualmente sob administração do Instituto Chido Mendes de Conservação da Biodiversidade.

As demais áreas protegidas são a Terra Indígena Parque do Paraguaia e as Terras Indígenas Inãwébohona e Utaria Wyhyna/Iròdu Iràna, que estão sobrepostas com o Parque Nacional do Araguaia.

A Ilha é considerada um santuário ecológico, diante da diversidade de sua fauna e flora. Está numa área de transição entre a floresta amazônica e o cerrado, o que diversifica ainda mais seus recursos naturais. Entre a fauna, por exemplo, há espécimes da Amazônia e do Pantanal, como a onça-pintada, boto, uirapuru, garça-azul e tartaruga-da-amazônia. Entre a flora destacam-se muitas orquídeas terrestres, a maçaranduba, piaçava e canjerana.

Aleatórias

Qual o local mais seco do mundo?

Se você pensou que é o Saara, enganou-se. O Deserto do Atacama, na América do Sul, é o lugar mais seco da Terra. Ficou sem chuvas entre os anos 400 e 1971.

Quais as criaturas mais primitivas da Terra?

As esponjas (foto) e os cnidários são os organismos mais primitivos na escala da vida.

Mar Cáspio, o maior lago de água salgada do mundo

O Mar Cáspio, com uma área de 371 mil quilômetros quadrados, é o maior lago de água salgada do mundo, fechado e no interior. É considerado por muitos como sendo mar.

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 127 visitantes e 10 membros online