Qual é a maior ilha do Brasil?

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Ela fica no Estado do Pará e integra um arquipélago com mais 2.500 ilhas de tamanhos diferentes.

A Ilha  de Marajó, no arquipélago de Marajó, localizada na foz do Rio Amazonas, no Estado do Pará, é não apenas a maior ilha brasileira mas também a maior ilha costeira flúvio-marítima do mundo. Está situada junto a Belém, entre a Linha do Equador e o paralelo 1,55ºS de Latitude e, no rumo E/W entre os meridianos 47ºW e 53ºW.

Possui uma área total de 40.100 quilômetros quadrados, com 250 mil habitantes em seus 16 municípios. O município de Breves é o mais habitado, com cerca de 90 mil habitantes. O de Santa Cruz do Arari é o menos povoado, com apenas oito mil habitantes.

Na Ilha de Marajó há o maior rebanho de búfalos do país, com aproximadamente 600 mil cabeças. É uma área com grande pesquisa agropecuária e ambiental, sendo sede de oito unidades de conservação: a Área de Proteção Ambiental do Arquipélago do Marajó, o Parque Estadual Charapucu, Reserva Ecológica da Mata do Bacurizal e do Lago Caraparú, Reserva Extrativista Gurupá-Melgaço, Reserva Extrativista Mapuá, Reserva Extrativista Marinha de Soure, Reserva Extrativista Terra Grande - Pracuúba e Reserva de Desenvolvimento Sustentável Itatupã-Baquiá.

Com uma história muito anterior ao surgimento do próprio Brasil, a Ilha de Marajó já era densamente ocupada entre os anos 400 e 1300, quando chegou a ter aproximadamente 40 mil habitantes, com uma sociedade de linhagem materna. Os marajoaras faziam modelagem da argila e produziam a chamada cerâmica marajoara (que pode ser comprada pelos turistas tanto na ilha quanto em Belém), dedicando-se ainda ao cultivo da mandioca. No início da adolescência eles pintavam os corpos e usavam uma tanga de cerâmica decorada.

Os montes artificiais existentes em Marajó foram construídos em um passado pré-colombiano. Os nativos davam à ilha o nome de Marinatambal e, em tempos do Brasil Colônia, chegou a ser denominada Ilha Grande de Joannes.

A Ilha de Marajó integra o Arquipélago de Marajó, que também é o maior arquipélago flúvio-marítimo do Planeta. Possui cerca de 2.500 ilhas e ilhotas, das quais 46 (entre elas a Ilha de Marajó) são de tamanhos médios e grandes.

Aleatórias

Qual a maior catarata do mundo, em extensão?

Inga Falls (foto), na República Democrática do Congo, é a maior catarata do mundo em extensão, com 40 quilômetros.

Qual é a altura do Monte Everest?

China e Nepal não se entendem na hora de medir o Monte Everest. Para a China, ele tem 8.844 metros e, para o vizinho Nepal, são 8.848 metros. A diferença está no gelo acumulado. Haja gelo, são 4 metros.

Quais foram os 10 maiores terremotos do mundo?

Dois ocorreram no Chile, dois na Ilha de Sumatra, na Indonésia; dois no Alasca e os demais no Japão (foto), Rússia, Equador e no Tibete (ocupado pela China).

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 43 visitantes e Nenhum membro online