Quantos índios existem no Brasil?

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Há divergências nas informações oficiais, mas esse número seria da ordem de 480 mil pessoas, embora um número maior de pessoas se declarem indígenas.

Não há uma projeção confiável de quantos índios existiam no Brasil quando o país foi descoberto pelos portugueses, em 1500. Eram seguramente milhões, que caíram drasticamente para 150 mil em meados do século XX. Desde então a população vem apresentando um crescimento significativo e, no Censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, exatos 817.963 brasileiros se declararam indígenas.

A exemplo de todos os seres humanos, os índios brasileiros também são descendentes dos mesmos antepassados que, há 200 mil anos, migraram da África para a Ásia e passaram a se dispersar por toda a superfície terrestre. Os povos que chegaram às Américas teriam utilizado o Estreito de Bering para acessar nosso continente, durante a Idade do Gelo.

Não se sabe exatamente quando os índios chegaram às terras que hoje formam o Brasil. Os achados arqueológicos mais antigos, em São Raimundo Nonato, no Piauí, datam de 48 mil anos. Em Lagoa Santa, Minas Gerais, foi encontrado um cemitério indígena com mais de 10 mil anos.

Informações oficiais mostram que o Brasil tem atualmente 227 povos indígenas, ocupando 600 reservas com um total de  109,6 milhões de hectares ou 13% de todo o território nacional. A Funai considera que o número de reservas é maior, chegando a 683, e admite que apenas 406 estao regularizadas, enquanto 20% das reservas estão invadidas. A demarcação das reservas indígenas ainda é um problema sério em praticamente todo o país.

As maiores áreas estão na chamada Amazônia Legal (Tocantins, Mato Grosso, Maranhão, Roraima, Rondônia, Pará, Amapá, Acre e Amazonas), onde chegam a 108 milhões de hectares ou 27% do território amazônico. Só em Roraima, 46% da área do Estado está ocupada por terras indígenas.

Segundo a Funai, dois terços da população indígena vivem em reservas na Amazônia. O restante se dispersa por todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal.

Aleatórias

Qual é a cidade mais seca do Brasil?

É a cidade de Cabaceiras (foto), na Paraíba, a 180 quilômetros de João Pessoa. É a "Roliúde Nordestina", por já terem sido rodados 25 filmes na região.

Qual é a maior rocha do mundo?

É uma espécie de monumento sagrado para os aborígenes australianos e está cercado de muitas lendas. A cor avermelhada é famosa e lembrada de muitos filmes.

Lago Baikal, o recordista em profundidade, idade e volume de água

O Lago Baikal (foto) é o maior lago de água doce da Ásia e o mais profundo lago de água doce do mundo.

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 121 visitantes e Nenhum membro online