Qual é o povoado mais ao norte do Brasil?

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Se o Brasil começa nas nascentes do Rio Ailã, no município Uiramutã, em Roraima, o povoado mais ao norte não é a sede desse município, mas a Terra Indígena Raposa Serra do Sol (foto).

Com 1.743.089 hectares e um perímetro de mil quilômetros, a Raposa Serra do Sol é uma das maiores reservas indígenas brasileiras. Localizada em Roraima (correspondendo a 46% de toda a área do Estado), suas terras abrangem áreas dos municípios de Normandia, Pacaraíma e Uiramutã, situada entre os rios Tacutu, Maú, Surumu e Miang. Ao norte, a reserva tem fronteira com a Venezuela.

Ali vivem cerca de 20 mil índios ingaricós, macuxis, patamonas, taurepangues e uapixanas, que nos últimos anos estiveram envolvidos em incidentes graves com colonos, que possuíam em suas terras não apenas fazendas de pecuária e arroz mas até mesmo alguns núcleos urbanos. Só os produtores de arroz chegaram a ocupar áreas de 100 mil hectares junto às margens do Rio Surumu.

A principal etnia é a dos índios macuxi, totalizando quase 12 mil pessoas. Falando a língua macuxi, eles ocupam as terras indígenas Ananás, Aningal, Anta, Araçá, Barata/Livramento, Bom Jesus, Boqueirão, Cajueiro, Jaboti, Mangueira, Manoá/Pium, Moskow, Ouro, Pium, Ponta da Serra, Raimundão, Raposa/Serra do Sol, Santa Inês, São Marcos e Sucuba.

A Terra Indígena Raposa Serra do Sol foi definida pela Funai em 1993, demarcada pelo Ministério da Justiça em 1998 e homologada por portaria presidencial em 15 de abril de 2005. Em 20 de março de 2009 o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a manutenção de toda a área da Terra Indígena Raposa Serra do Sol e determinou a retirada dos fazendeiros e não indígenas de suas terras.

Aleatórias

Qual é o maior monólito do mundo?

Ele cobre uma área de praticamente 48 quilômetros quadrados e você certamente já o viu em algum filme.

Qual é a maior rocha do mundo?

É uma espécie de monumento sagrado para os aborígenes australianos e está cercado de muitas lendas. A cor avermelhada é famosa e lembrada de muitos filmes.

Pão de Açúcar, o mais famoso monólito brasileiro

É um dos mais famosos monólitos brasileiros, imortalizado em fotos e filmes que o tornam um dos lugares mais lembrados do Rio de Janeiro.

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 1113 visitantes e 8 membros online