O que o Lago Natron, na África, tem de diferente?

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

É o único local onde se reproduz um tipo raro do lindo flamingo, o flamingo-pequeno (Phoenicopterus minor). E também petrifica aves.

O lago, com menos de três metros de profundidade, fica no norte da Tanzânia, próximo da fronteira com o Quênia, no chamado Vale do Rift ou Grande Vale do Rift, um complexo de falhas tectônicas surgido há 35 milhões de anos, quando houve a separação das placas tectônicas da África e da península arábica. Ao norte desse vale está o conhecido Vale do Rio Jordão que, através do mar da Galileia, chega até o Mar Morto.

O flamingo-pequeno é pouco menor que o flamingo comum. Possui cores mais intensas e o bico escuro. Ele é visto em toda a África tropical e já teve algumas raras aparições em Portugal.

Além disso, suas águas salgado alcalinas têm uma composição química rara, que chega a matar e petrificar os animais que lá entram. Um livro do inglês Nick Brandt, "Across the Ravaged Land" (Por Toda a Terra Devastada, na tradução para o português), mostra um grande número de imagens de pássaros e morcegos petrificados.

Uma das explicações poderia ser o elevado PH, entre 9 e 10.5, decorrente do carbonato de sódio e outros minerais levados para a água a partir das colinas próximas. Esse mesmo carbonato de sódio foi usado no Egito antigo para mumificação.

Os flamingos-pequenos sobrevivem por lá porque se alimentam das cianobactérias do lago. Como quanto maior for a salinidade, maior é a presença de cianobactérias, eles têm ali as condições ideais para se reproduzir. E só ali.

Aleatórias

Conheça Katmandu, a capital do Nepal e cidade mais atingida pelo 1° grande terremoto de 2015

A cidade, fundada em 723 e com sete monumentos classificados pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, ficou em ruínas.

Quais os 10 terremotos que causaram mais mortes ao longo da história?

Os dez maiores terremotos da história causaram 2 milhões e 159 mil mortes. O maior foi o de Shensi (foto), na China, em 1556

Qual é a maior cordilheira do mundo?

A Cordilheira dos Andes (foto), com uma extensão de 8 mil quilômetros, é a maior cadeia de montanhas do mundo.

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 845 visitantes e 28 membros online