Quais são as ilhas oceânicas do Brasil?

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Brasil tem centenas de ilhas costeiras. Mas, ilhas oceânicas, são apenas cinco. Fernando de Noronha (foto) é a mais conhecida.

Fernando de Noronha é nossa ilha oceânica mais conhecida. Está localizada a 360 quilômetros do litoral do Rio Grande do Norte e a 545 quilômetros da costa de Pernambuco, estado ao qual pertence. Na realidade, Fernando de Noronha é um arquipélago, formado por 21 ilhas, ilhotas e rochedos. Foi a primeira capitania hereditária do Brasil, tendo sido visitada pela primeira vez em 1503, com a expedição liderada por Américo Vespúcio. Em 2001 foi declarada pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade. Possui 2.500 habitantes, a maior parte concentrada na Vila dos Remédios. De nossas ilhas oceânicas, é a única habitada.

Trindade e Martim Vaz está localizada a 1.100 quilômetros da costa do Espírito Santo. Trindade é a principal ilha mas, além dela, existem outras cinco ilhotas com pouca vegetação e conhecidas como grupo Martim Vaz, distantes 50 quilômetros de Trindade. Esse é o extremo leste do Brasil, distante 2.400 quilômetros do litoral da África. Ali há uma base da Marinha e uma estação meteorológica.

São Pedro e São Paulo integram um arquipélago onde existem cinco rochedos maiores (Ilha Belmonte, Ilha Challenger, Ilha Nordeste, Ilhota Cabral e Ilhota Sul) e uma dezena de outros pequenos. Também pertence ao estado de Pernambuco. Ali existe, desde 1998, uma estação científica e a presença de alguns cientistas, para que possa se assegurar a posse do território. Não há água potável ou qualquer vegetação. É um local de procriação de aves marinhas.

Atol das Rocas, outra de nossas ilhas oceânicas, é um recife que pertence ao estado do Rio Grande do Norte, distante 267 quilômetros da cidade de Natal. Já aparecia no primeiro mapa brasileiro, o Planisfério de Cantino, de 1502. Esse atol é um dos menores do mundo, tendo 3,7 quilômetros de comprimento e 2,5 quilômetros de largura. Foi a primeira reserva biológica marinha do Brasil, implantada em 1979.

Abrolhos também é um arquipélago, localizado no sul do litoral baiano, composto de cinco ilhas: Ilha Santa Bárbara (controlada pela Marinha), Ilha Siriba, Ilha Redonda, Ilha Sueste e Ilha Guarita. Essas ilhas estão dispersas em uma área de 913 quilômetros quadrados, pertencente ao Parque Abrolhos - Parque Nacional Marinho.

Aleatórias

Qual é a maior laguna do Brasil?

Ela corta uma vasta extensão do Rio Grande do Sul e tem um canal navegável que permite o tráfego de navios entre o Porto de Rio Grande e a capital, Porto Alegre.

Qual é o maior monólito do mundo?

Ele cobre uma área de praticamente 48 quilômetros quadrados e você certamente já o viu em algum filme.

O Brasil ainda tem índios isolados, sem contato com a civilização?

Sim, e o número é expressivo. O Brasil tem o maior número de povos isolados, ainda não contactados, em todo o mundo.

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 183 visitantes e Um membro online