Quais são as ilhas oceânicas do Brasil?

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Brasil tem centenas de ilhas costeiras. Mas, ilhas oceânicas, são apenas cinco. Fernando de Noronha (foto) é a mais conhecida.

Fernando de Noronha é nossa ilha oceânica mais conhecida. Está localizada a 360 quilômetros do litoral do Rio Grande do Norte e a 545 quilômetros da costa de Pernambuco, estado ao qual pertence. Na realidade, Fernando de Noronha é um arquipélago, formado por 21 ilhas, ilhotas e rochedos. Foi a primeira capitania hereditária do Brasil, tendo sido visitada pela primeira vez em 1503, com a expedição liderada por Américo Vespúcio. Em 2001 foi declarada pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade. Possui 2.500 habitantes, a maior parte concentrada na Vila dos Remédios. De nossas ilhas oceânicas, é a única habitada.

Trindade e Martim Vaz está localizada a 1.100 quilômetros da costa do Espírito Santo. Trindade é a principal ilha mas, além dela, existem outras cinco ilhotas com pouca vegetação e conhecidas como grupo Martim Vaz, distantes 50 quilômetros de Trindade. Esse é o extremo leste do Brasil, distante 2.400 quilômetros do litoral da África. Ali há uma base da Marinha e uma estação meteorológica.

São Pedro e São Paulo integram um arquipélago onde existem cinco rochedos maiores (Ilha Belmonte, Ilha Challenger, Ilha Nordeste, Ilhota Cabral e Ilhota Sul) e uma dezena de outros pequenos. Também pertence ao estado de Pernambuco. Ali existe, desde 1998, uma estação científica e a presença de alguns cientistas, para que possa se assegurar a posse do território. Não há água potável ou qualquer vegetação. É um local de procriação de aves marinhas.

Atol das Rocas, outra de nossas ilhas oceânicas, é um recife que pertence ao estado do Rio Grande do Norte, distante 267 quilômetros da cidade de Natal. Já aparecia no primeiro mapa brasileiro, o Planisfério de Cantino, de 1502. Esse atol é um dos menores do mundo, tendo 3,7 quilômetros de comprimento e 2,5 quilômetros de largura. Foi a primeira reserva biológica marinha do Brasil, implantada em 1979.

Abrolhos também é um arquipélago, localizado no sul do litoral baiano, composto de cinco ilhas: Ilha Santa Bárbara (controlada pela Marinha), Ilha Siriba, Ilha Redonda, Ilha Sueste e Ilha Guarita. Essas ilhas estão dispersas em uma área de 913 quilômetros quadrados, pertencente ao Parque Abrolhos - Parque Nacional Marinho.

Aleatórias

Conheça as Ilhas Galápagos, o maior santuário ecológico do mundo

As Ilhas Galápagos, no Equador, formam um arquipélago com 13 ilhas, consideradas o mais importante laboratório vivo de biologia no mundo.

Onde está a água marinha menos salina da Terra?

O Golfo da Finlândia (foto) tem 348 vezes menos sal que o Mar de Aral, o líder em termos de níveis de salinidade.

Quais os 15 principais países produtores de petróleo no mundo

O mundo tem 90 países que produzem petróleo (foto). As reservas estimadas em 2014 eram de 1 trilhão e 532 bilhões de barris.

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 88 visitantes e Nenhum membro online