Temperaturas no núcleo da terra chegam a 6.000 graus Celsius

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Com tantas áreas gélidas na Terra, é difícil imaginar que, algumas centenas de quilômetros abaixo do solo, as temperaturas cheguem a 6.000 graus Celsius.

Essa é a temperatura no núcleo interno da Terra.

O núcleo interno é a parte mais central da Terra e está localizado entre 5.150 a 6.371 quilômetros de profundidade. Em razão de uma pressão muito alta, ele é sólido, mas sua temperatura chega aos 6.000 graus Celsius. É formado principalmente por ferro, tem um pouco de níquel e também há a presença menor de outros materiais.

Acima do núcleo interno está o núcleo externo, com profundidade que se estende deos 2.900 a 5.150 quilômetros de profundidade. Ele é formado por ferro e está em estado líquido, a temperaturas superiores a 4.000 graus Celsius.

Entre esse núcleo e a crosta terrestre há o chamado manto, uma camada viscosa formada por rochas ricas em ferro e magnésio e que vai até os 2.900 quilômetros de profundidade.

A crosta terrestre, que é a camada superficial da Terra, onde vivemos, tem em média 30 a 40 quilômetros de espessura, mas pode chegar aos 70 quilômetros de profundidade.

Aleatórias

Mar Cáspio, o maior lago de água salgada do mundo

O Mar Cáspio, com uma área de 371 mil quilômetros quadrados, é o maior lago de água salgada do mundo, fechado e no interior. É considerado por muitos como sendo mar.

Quais os 10 terremotos que causaram mais mortes ao longo da história?

Os dez maiores terremotos da história causaram 2 milhões e 159 mil mortes. O maior foi o de Shensi (foto), na China, em 1556

Qual a relação entre um pé e um metro?

Um pé corresponde a 0,30480 metro ou a 30,48 centímetros. Assim, 1 metro tem 3,2808 pés.

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 118 visitantes e Um membro online