Temperaturas no núcleo da terra chegam a 6.000 graus Celsius

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Com tantas áreas gélidas na Terra, é difícil imaginar que, algumas centenas de quilômetros abaixo do solo, as temperaturas cheguem a 6.000 graus Celsius.

Essa é a temperatura no núcleo interno da Terra.

O núcleo interno é a parte mais central da Terra e está localizado entre 5.150 a 6.371 quilômetros de profundidade. Em razão de uma pressão muito alta, ele é sólido, mas sua temperatura chega aos 6.000 graus Celsius. É formado principalmente por ferro, tem um pouco de níquel e também há a presença menor de outros materiais.

Acima do núcleo interno está o núcleo externo, com profundidade que se estende deos 2.900 a 5.150 quilômetros de profundidade. Ele é formado por ferro e está em estado líquido, a temperaturas superiores a 4.000 graus Celsius.

Entre esse núcleo e a crosta terrestre há o chamado manto, uma camada viscosa formada por rochas ricas em ferro e magnésio e que vai até os 2.900 quilômetros de profundidade.

A crosta terrestre, que é a camada superficial da Terra, onde vivemos, tem em média 30 a 40 quilômetros de espessura, mas pode chegar aos 70 quilômetros de profundidade.

Aleatórias

Qual é o maior desfiladeiro do mundo?

Está localizado nos Estados Unidos e é uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo.

Conheça Katmandu, a capital do Nepal e cidade mais atingida pelo 1° grande terremoto de 2015

A cidade, fundada em 723 e com sete monumentos classificados pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, ficou em ruínas.

Existe uma montanha mais alta que o Monte Everest?

Se você considerar não apenas o que está pra cima do solo, mas também o que está embaixo, nesse caso, sim, existe uma montanha mais alta que o Monte Everest.

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 39 visitantes e Nenhum membro online