Qual é a cidade mais antiga ainda existente?

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Jericó (foto), mencionada 70 vezes na Bíblia Hebraica, é a cidade mais antiga ainda existente no mundo, com cerca de 11 mil anos.

Cidade bíblica localizada na Palestina, às margens do Rio Jordão, junto à Serra de Judá, a 27 quilômetros de Jerusalém e a oito quilômetros da costa setentrional do Mar Morto, é não apenas a cidade mais antiga do mundo, mas também a mais baixa do mundo. Ela está 240 metros abaixo do nível do Mar Mediterrâneo. No Velho Testamento era conhecida como a "Cidade das Palmeiras", que eram abundantes no seu entorno e, por isso, atraíam pessoas para o aglomerado urbano.

Foi o lugar do retorno dos israelitas da escravidão do Egito, segundo a tradição judaico-cristã.

Mesmo tão antiga, fundada cerca de 9.000 anos a.C., não é um lugar muito populoso. Em 2006, sua população somava 20.400 habitantes. Sua população sempre variou, ao longo da história, de acordo com o grupo étnico e governo dominantes. Neste momento um de seus destaques são os refugiados palestinos, correspondentes a pouco mais de 40% da população residente.

Estudos arqueológicos mostram que o primeiro assentamento populacional da cidade ocorreu próximo a Ein as-Sultan, 8.000 a 7.000 anos a.C., quando teriam sido construídos alguns muros, um santuário e uma torre de sete metros de altura, com uma escadaria interna. Passou por cerca de 20 assentamentos, chegou a ser abandonada entre 586 e 538 a.C. e também teve várias refundações. Esteve muito tempo sob domínio persa, foi um estado particular de Alexandre o Grande entre 336 e 323 a.C., passou pelo domínio helenista e chegou a ser dada de presente a Cleópatra pelo militar romano Marco Antonio. Heródes arrendou Jericó de Cleópatra e quando Otaviano assumiu o controle do império romano em 30 a.C., Heródes acabou reinando sobre a cidade.

De acordo com a Bíblia, Jesus passou por Jericó, onde teria curado dois cegos e convertido um coletor de impostos.

No século VII de nossa era Jericó estava sob o domínio do Califado Omíada e passou ao controle de califados árabes no século seguinte, quando se desenvolveu a agricultura irrigada na região. Seguiram-se no controle da cidade, ao longo da história, os turcos seljúcidas, os cruzados, o Império Otomano. Atualmente integra os territórios palestinos.

Aleatórias

Qual é a maior cordilheira do mundo?

A Cordilheira dos Andes (foto), com uma extensão de 8 mil quilômetros, é a maior cadeia de montanhas do mundo.

Qual o maior rio com percurso exclusivamente no Brasil?

Ele percorre quase três mil quilômetros em cinco estados e já foi cantado em prosa e verso. Está fortemente ligado à história de uma vasta região do país.

Existe uma montanha mais alta que o Monte Everest?

Se você considerar não apenas o que está pra cima do solo, mas também o que está embaixo, nesse caso, sim, existe uma montanha mais alta que o Monte Everest.

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 32 visitantes e Nenhum membro online