Qual é a cidade mais antiga ainda existente?

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Jericó (foto), mencionada 70 vezes na Bíblia Hebraica, é a cidade mais antiga ainda existente no mundo, com cerca de 11 mil anos.

Cidade bíblica localizada na Palestina, às margens do Rio Jordão, junto à Serra de Judá, a 27 quilômetros de Jerusalém e a oito quilômetros da costa setentrional do Mar Morto, é não apenas a cidade mais antiga do mundo, mas também a mais baixa do mundo. Ela está 240 metros abaixo do nível do Mar Mediterrâneo. No Velho Testamento era conhecida como a "Cidade das Palmeiras", que eram abundantes no seu entorno e, por isso, atraíam pessoas para o aglomerado urbano.

Foi o lugar do retorno dos israelitas da escravidão do Egito, segundo a tradição judaico-cristã.

Mesmo tão antiga, fundada cerca de 9.000 anos a.C., não é um lugar muito populoso. Em 2006, sua população somava 20.400 habitantes. Sua população sempre variou, ao longo da história, de acordo com o grupo étnico e governo dominantes. Neste momento um de seus destaques são os refugiados palestinos, correspondentes a pouco mais de 40% da população residente.

Estudos arqueológicos mostram que o primeiro assentamento populacional da cidade ocorreu próximo a Ein as-Sultan, 8.000 a 7.000 anos a.C., quando teriam sido construídos alguns muros, um santuário e uma torre de sete metros de altura, com uma escadaria interna. Passou por cerca de 20 assentamentos, chegou a ser abandonada entre 586 e 538 a.C. e também teve várias refundações. Esteve muito tempo sob domínio persa, foi um estado particular de Alexandre o Grande entre 336 e 323 a.C., passou pelo domínio helenista e chegou a ser dada de presente a Cleópatra pelo militar romano Marco Antonio. Heródes arrendou Jericó de Cleópatra e quando Otaviano assumiu o controle do império romano em 30 a.C., Heródes acabou reinando sobre a cidade.

De acordo com a Bíblia, Jesus passou por Jericó, onde teria curado dois cegos e convertido um coletor de impostos.

No século VII de nossa era Jericó estava sob o domínio do Califado Omíada e passou ao controle de califados árabes no século seguinte, quando se desenvolveu a agricultura irrigada na região. Seguiram-se no controle da cidade, ao longo da história, os turcos seljúcidas, os cruzados, o Império Otomano. Atualmente integra os territórios palestinos.

Aleatórias

Onde está a água marinha menos salina da Terra?

O Golfo da Finlândia (foto) tem 348 vezes menos sal que o Mar de Aral, o líder em termos de níveis de salinidade.

Qual o município mais setentrional do Brasil?

É Uiramutã (foto), no nordeste do Estado de Roraima, distante 279 quilômetros da capital Boa Vista, por estrada. Em linha reta, são 206,24 quilômetros.

Quais são os pontos extremos da América?

O ponto mais ao Norte do continente americano é o Promontório Murchison, na Península de Boothia, Nunavut, Canadá (71°58'N). E, ao Sul, é o Cabo Froward (foto), no Chile (53°56'S), considerando as áreas continentais.

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 114 visitantes e Nenhum membro online