Você já ouviu falar muito da Escala Richter. O que é isso?

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Sempre que ocorrem terremotos (foto) em alguma região do mundo você ouve falar da Escala Richter. O que é isso?

A Escala Richter foi desenvolvida em 1935 pelos sismólogos Charles Francis Richter e Beno Gutenberg. Eles integravam o California Institute of Technology (Caltech) e estudavam sismos no Sul da Califórnia, nos Estados Unidos. Em seus estudos, eles utilizavam o sismógrafo Wood-Anderson e, após analisarem os dados de diversos terremotos ocorridos, estabeleceram uma escala para medir as magnitudes de suas ondas. Essa é a Escala Richter, que não manteve o nome de Beno Gutenberg em sua denominação.

Trata-se de uma escala logarítmica de base 10, que mede o nível de energia liberada por um terremoto. Assim, um terremoto com magnitude 5,0 na Escala Richter, tem uma amplitude 10 vezes maior que um que mede 4,0 e assim por diante.

A Escala Richter foi originalmente graduada de 0 a 9, pois se considerava que seria impossível a ocorrência de terremotos mais fortes que isso na Califórnia, para onde foi inicialmente idealizada. No entanto, não existem limites para a escala, que passou a ser utilizada de forma generalizada. Ao longo de toda a sua existência, somente ocorreram terremotos com magnitude superior a 9, mas em outras regiões do mundo.

Até o momento se desconhece a existência de qualquer terremoto que tenha atingido 10 na Escala Richter. Mas, abaixo de 2, existem muitos, cerca de 8.000 por dia e normalmente não são sentidos. Os tremores mais frequentes são os de 3 a 3,9 na Escala Richter e são cerca de 49 mil por ano. Acima de 9, em que ocorre a devastação de grandes regiões, ocorre um a cada vinte anos.

De acordo com a Escala Richter. a magnitude 0 corresponde a cerca de 1.011 ergs (ou 104 joules) e a magnitude 9 corresponde a 1.024 ergs, ou 1.017 joules. O erg é uma unidade de energia e o joule é a unidade usada para a medição da energia mecânica.

Aleatórias

Quem inventou a televisão?

Na realidade não há alguém que tenha inventado o aparelho de uma única vez. A televisão é a reunião de vários inventos e começou a tomar forma a partir da década de 1920.

Quais as criaturas mais primitivas da Terra?

As esponjas (foto) e os cnidários são os organismos mais primitivos na escala da vida.

O primeiro carro também veio da China. Quem inventou?

O que começou como um brinquedo para o imperador da China, transformou-se no maior sonho de consumo da humanidade.

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 125 visitantes e 2 membros online