O Brasil já teve alguma república com sede em Paris?

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Sim, foi a República do Cunani, na fronteira com a Guiana, que tinha sua bandeira (foto) e chegou a emitir selos e cunhar moedas.

A República do Cunani foi proclamada por duas vezes uma república independente em território do atual Amapá, como resultado da disputa de terras que havia entre o Brasil e a França, conhecida como a Questão do Amapá.

Ocorre que a França não reconhecia que o Rio Oiapoque era o limite entre a Guiana Francesa e o Amapá. Segundo a França, o limite seria o Rio Araguari, o que retirava 260 mil quilômetros quadrados do Brasil. No final do século XIX, tropas francesas chegaram a invadir o Brasil até o limite do Rio Araguari. A questão só se resolveu em 1º de dezembro de 1900, quando o presidente da Suíça, Walter Hauser, que atuou como árbitro internacional da questão, deu ganho de causa ao Brasil.

Diante desse vácuo que se criou em relação à propriedade da região, o integrante da Sociedade de Geografia Comercial de Paris, Jules Gros, foi declarado como presidente vitalício da República do Cunani, escolhido por aventureiros e comerciantes locais da antiga Vila de Cunani (então com 300 moradores), em 1885. Embora a Vila fosse a capital oficial da república, a sede administrativa e os ministérios funcionavam em Paris. A República do Cunani chegou a emitir selos (imagem acima) e cunhar moedas, atualmente raridades nesse mercado e muito disputados por colecionadores. Também houve a criação de uma bandeira, do brasão da república, criando-se até mesmo a Ordem da Cavalaria Estrela de Cunani, para homenagear as pessoas que defendessem a causa. Só que a concessão era vendida e os recursos levantados beneficiavam o presidente vitalício. Diante da confusão e do escândalo que foi criado, o próprio Governo Francês decidiu extinguir a república (criado pelos comerciantes estabelecidos no Amapá) em 2 de setembro de 1887.

Em 1902 foi a vez do francês naturalizado brasileiro Adolph Brezet tentar restaurar a República do Cunani. Pra fazer isso ele enviou ofícios a pessoas representativas de toda a região comunicando a proclamação da nova república e chegou a informar o ministério que havia nomeado. Mais uma vez a sede estava em Paris, na Avenida Villiers, número 70. Só que, agora, não foi o Governo Francês que colocou um fim na aventura, mas o Governo Brasileiro, que já tinha a região reconhecida a seu favor. Pra acabar com a nova República do Cunani, o Governo Brasileiro enviou uma força policial para a região, fez várias prisões e nunca mais se ouviu falar de Brezet (que na ocasião estava em sua sede, em Paris).

O Barão do Rio Branco, que atuava em nome do Governo Brasileiro nas disputas de território com a França, comentou o seguinte a respeito da nova proclamação republicana no Amapá, com sede em Paris: "É uma república de comédia, como a primeira intitulada de Cunani, a qual só funcionou em Vanves, nos arredores de Paris, com a única diferença de que a atual empresa é mais prática, pois tem por fim extorquir dinheiro pela venda de condecorações da "Ordem da Estrela de Cunani" e por meio de um empréstimo que procura levantar, explorando a gente crédula ou ignorante. Consta que, ultimamente, a polícia francesa tomou providências para evitar que se aumentasse em França o número das vítimas desses ousados cavalheiros de indústria e de alguns homens de boa-fé que a eles se reuniram".

Aleatórias

Pontos extremos da Oceania

O Atol de Kure (28° 25' N 178° 20'), no Havaí, um dos estados americanos, é o ponto extremo no norte na Oceania. Na ponta Sul, o local extremo é a Ilha Macquarie (54° 35' S 158° 53' E), na Tasmânia, Austrália. A foto de capa é do Atol de Jure. A foto interna é da Ilha Macquarie.

Qual o país com as maiores reservas provadas de petróleo?

Se você pensou que é a Arábia Saudita, está errado. As maiores reservas provadas de petróleo (foto) estão na Venezuela.

Qual é o maior oceano?

O Pacífico (foto), com 180 milhões de quilômetros quadrados, é o maior oceano da Terra.

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 41 visitantes e Nenhum membro online