Qual o potencial de uso de energia solar e como vem sendo usada?

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Você já deve ter visto muitas casas e edifícios com paineis de energia solar para a geração de energia elétrica. Saiba que, em 2100, cerca de 70% da energia a ser consumida no mundo terá origem solar.

A previsão é do Conselho Mundial de Energia, em estudo publicado em 2007. E alguns projetos de grande porte estão indo muito além dos painéis colocados em casas e edifícios.

No Deserto de Mojave, na Califórnia, uma planta termosolar já opera com uma capacidade de 354 MW.

Em agosto de 2011 foi inaugurada em Tauá, no sertão do Ceará, a primeira usina solar fotovoltaica que passou a gerar energia elétrica em escala comercial no Brasil. A capacidade inicial, de 1 megawatt, é muito inferior à da planta da Califórnia, mas já é um começo.

A maior usina solar do Brasil neste momento é a planta da Tractebel Energia instalada em Tubarão, no estado de Santa Catarina, com uma capacidade de 3 MW, o suficiente para atender três mil residências. Mesmo com baixa capacidade instalada, essa usina ocupa uma área de 10 hectares nas margens da BR-101 e utiliza 19.424 paineis solares.

Em 2009, a capacidade instalada de energia solar no mundo alcançava 2,6 GW, correspondendo a apenas 18% da capacidade instalada de Itaipu, construída em Foz do Iguaçu, em uma parceria dos governos brasileiro e paraguaio. O maior produtor mundial de energia solar é o Japão, com 1,13 GW instalados, seguido da Alemanha (794 MW) e Estados Unidos (365 MW, a maior parte na planta do Deserto de Mojave).

Veja quais são (no início de 2015) as 10 maiores usinas de energia solar no mundo:

  • Agua Celiente Projeto Solar, com 397 MW, no Condado de Yuma, Arizona, Estados Unidos.
  • Charanka Solar Park, capacidade instalada de 500 MW, na aldeia de Charanka, distrito de Patan, Índia.
  • Huanghe Hydropower Golmud Solar Park, com 200 MW, em  Golmud, província de Qinghai, China.
  • SEGS VIII-IX, integrante do complexo SEGS, localizada na Califórnia, próximo ao Lago Harper.
  • SEGS III-VII, também do complexo SEGS, capacidade de 150 MW, instalada em Kramer, no Condado de San Bernardino, na Califórnia.
  • Mesquite Solar, está em construção em Arlington, condado de Maricopa, Arizona, com capacidade de 150 MW. A capacidade total vai chegar a 700 MW.
  • Power Station Solnova Solar, estação solar térmica com cinco unidades de 50 MW cada, em Sanlúcar la Mayor, próximo a Sevilha, na Espanha.
  • Power Station Andasol Solar, com capacidade de 150 MW, instalada em Guadix, Andaluzia, Espanha.
  • Power Station Extresol Solar, também na Espanha, mas em Torre de Miguel Sesmero, na província de Badajoz, na Extremadura, produzindo 150 MW.
  • Neuhardenberg Solar Park, instalada no distrito de Märkisch-Oderland, em Brandemburgo, Alemanha, produzindo 145 MW.

A maior unidade de energia solar em produção (em altura e não em capacidade instalada), a Central Solar Fotovoltaica de Serpa, com capacidade instalada de 11 MW, está em Brinches, no Alentejo, Portugal. Pode abastecer oito mil casas.

De onde vem toda essa energia e tudo o que está previsto para as próximas décadas? Dos 174 petawatts (GT) de radiação solar recebidos do sol na camada superior da atmosfera. De toda essa radiação, 30% é refletida para o espaço, enquanto o restante é absorvido pelas nuvens, mares e massas terrestres. Essa energia absorvida pela atmosfera, oceanos e diversas massas na Terra, chega a 3.850.000 exajoules (EJ) por ano. E é daí que virá a grande revolução energética prevista pelo Conselho Mundial de Energia para o mundo.

Aleatórias

Conheça as Ilhas Galápagos, o maior santuário ecológico do mundo

As Ilhas Galápagos, no Equador, formam um arquipélago com 13 ilhas, consideradas o mais importante laboratório vivo de biologia no mundo.

Lago Baikal, o recordista em profundidade, idade e volume de água

O Lago Baikal (foto) é o maior lago de água doce da Ásia e o mais profundo lago de água doce do mundo.

Mar Cáspio, o maior lago de água salgada do mundo

O Mar Cáspio, com uma área de 371 mil quilômetros quadrados, é o maior lago de água salgada do mundo, fechado e no interior. É considerado por muitos como sendo mar.

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 473 visitantes e Um membro online