Muralha da China passa dos 21 mil km

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Com 21.196 quilômetros de extensão, a Muralha da China, ou Grande Muralha, tem pouco mais que a metade da volta ao mundo.

A extensão de 21.196 quilômetros (revelada em 2012) contempla também trechos que não existem mais e que, no passado, integraram todo o complexo. O que restou, segundo informaram cientistas chineses em 2009, totaliza 8.850 quilômetros. De um modo geral a Grande Muralha possui sete metros na base e seis metros no topo. A altura média é de sete metros e meio.

A Grande Muralha, na realidade, é formada por diversas muralhas, que foram construídas ao longo de algumas dinastias, durante cerca de 1.900 anos. Os trabalhos  começaram no ano 220 A.C e terminaram no século XV, durante a Dinastia Ming. Em 1677 o imperador Kangxi chegou a determinar o fim das construções e reformas na mais impressionante estrutura militar do mundo. Seus diversos trechos estão presentes nas regiões do Mar Amarelo, Deserto de Góbi e a Mongólia.

As razões que levaram à sua construção não são consensuais. Por muito tempo pensou-se que o objetivo era defender o território chinês da invasão de tribos vizinhas. Mas, na realidade, seria uma defesa contra ataques futuros. E também para ter um local onde colocar os condenados a trabalhos forçados. O projeto teria nascido da megalomania do imperador Shi Huang Di pela segurança e por grandes projetos.

Se as verdadeiras intenções fossem a defesa, a Grande Muralha não surtiu qualquer benefício em relação a isso, porque apesar dela foram muitas as incursões de mongóis, xiambeis e outros povos, que atormentaram o país ao longo de toda a sua história.

Especialistas acreditam que, atualmente, dois terços do monumento está em ruínas. Atualmente não passa de uma atração turística.

Na Grande Muralha não existem só muros. Conta também com fortes, torres de vigilância e portas. Somente as torres (que chegavam a 10 metros de altura) são cerca de 40 mil.

Aleatórias

Qual é o ponto culminante do Brasil?

O Pico da Neblina (foto), localizado no Parque Nacional do Pico da Neblina, na Serra do Imeri, no Amazonas, é o ponto mais do Brasil, com 2.993,78 metros de altitude.

O surgimento do homem na Terra

A teoria mais aceita é a da evolução das espécies e, segundo os cientistas, a evolução a partir de chimpanzés teria ocorrido ao redor de 5 a 7 milhões de anos atrás.

Quantos países existem no mundo e quais são?

O mundo possui 196 estados soberanos, incluindo membros das Nações Unidas (foto) e mais Taiwan e Vaticano. Além disso há outros territórios vinculados aos estados soberanos.

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 48 visitantes e Nenhum membro online