Quem inventou o celular? E quando?

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Ele não era tão lindo e funcional como é hoje e surgiu em 1947. A foto é de um rádio-telefone da década de 1960.

O equipamento quase inseparável da atual geração, o celular (ou o telemóvel, como se diz em Portugal), surgiu algumas décadas antes de chegar a nossas mãos (no início dos anos 1990). A invenção é de 1947 e é atribuída aos laboratórios da Bell, nos Estados Unidos, um dos grandes centros de desenvolvimento tecnológico durante o século passado. Foi a primeira área de pesquisa e desenvolvimento tecnológico da AT&T e que coleciona, entre suas invenções, os comutadores telefônicos, cabos de telefone, transistores, LEDs, lasers, o sistema operacional Unix e a linguagem de programação C. A AT&T foi fundada em 1875 pelo inventor Alexander Graham Bell (justamente o inventor do telefone, aparelho que teve as patentes registradas em 1876 e 1877), em parceria com Gardiner Hubbard e Thomas Sanders.

Então, os laboratórios Bell, antiga área de desenvolvimento da AT&T, que foi fundada pelo inventor do telefone, também inventaram o telefone celular.

O celular utiliza ondas eletromagnéticas. Sua primeira geração (1G), unicamente analógica, foi desenvolvida nos anos 1980, baseada nos sistemas NMT e AMPS. A segunda geração (2G) já entrou na era digital e foi desenvolvida entre os anos 1980 e início dos anos 1990, tendo resultado nos sistemas GSM, CDMA e TDMA. A terceira geração (3G), a mais popular atualmente, totalmente digital e com mais recursos, desenvolve-se desde o final dos anos 1990, utilizando UMTS e EVDO. E neste momento estamos assistindo ao desenvolvimento da 4G, que certamente vai nos trazer muitas novidades, particularmente maior velocidade nas conexões de Internet.

Aleatórias

Zhemchug, o maior canyon do mundo

Com um relevo vertical de 2.600 metros, é maior que o Grand Canyon, nos Estados Unidos, que tem 1.830 metros de profundidade.

O que o Lago Natron, na África, tem de diferente?

É o único local onde se reproduz um tipo raro do lindo flamingo, o flamingo-pequeno (Phoenicopterus minor). E também petrifica aves.

Onde estão as maiores marés do mundo?

A variação das marés na Baía de Fundy (foto) pode chegar a 17 metros na lua cheia. Essas são consideradas as maiores marés do mundo.

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 758 visitantes e 19 membros online