Quem inventou a televisão?

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Na realidade não há alguém que tenha inventado o aparelho de uma única vez. A televisão é a reunião de vários inventos e começou a tomar forma a partir da década de 1920.

Tudo começou com o inventor e engenheiro russo-americano Vladimir Kozmich Zworykin, que em 1912 estudou no Instituto de Tecnologia de São Petersburgo, onde trabalhou com projeção de imagens à distância. Ele lutou na Primeira Guerra como oficial do Corpo de Telecomunicações e em 1919 mudou-se para os Estados Unidos, onde um ano depois passou a trabalhar na área de pesquisas da Westinghouse, encarregado de estudos com tubos de vácuo e células fotoelétricas.

Em 1923 ele já estava patenteando o tubo iconoscópico para câmaras de televisão. A partir daí, a primeira televisão analógica foi apresentada pelo engenheiro escocês John Logie Baird que, em 1924, em Londres, fez a primeira transmissão estática de imagens e, em 30 de outubro de 1925, fez a primeira transmissão com imagens em movimento. É de 26 de janeiro de 1926 seu primeiro sistema de televisão considerado viável.

John Logie Baird fundou em 1927 a Baird Television Development Company que, em 1928, fez a primeira transmissão transatlântica entre Londres e Nova York e também o primeiro programa de televisão para a BBC. A primeira transmissão ao vivo foi feita por ele em 1931.

No mesmo ano de 1927, o inventor norte-americano Philo Taylor Farnsworth também apresentou seu sistema eletrônico completo de uma TV nos Estados Unidos. Foi ele quem descobriu um sistema dissecador de imagens por raios catódicos, fazendo a primeira transmissão eletrônica de TV no mundo.

Os primeiros aparelhos de televisão, na realidade, eram rádios em que foi acoplado um tubo de néon com um disco giratório que produzia uma imagem vermelha do tamanho de um selo.

A primeira TV de alta definição surgiu na Alemanha, com o serviço sendo oferecido em 22 salas públicas.

A primeira grande transmissão de TV ocorreu nos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936.

Houve grande desenvolvimento após a Segunda Guerra Mundial e, em 1954, foi lançada a televisão em cores na rede norte-americana NBC. Em 1960, a Sony passou a produzir no Japão os receptores de TV com transistores. O satélite Telstar passou a transmitir sinais de televisão através do Atlântico em 1962. Em 1979, com o registro da televisão de bolso pela Matsushita, começou a miniaturização do equipamento.

No Brasil, a primeira transmissão de TV ocorreu em  28 de setembro de 1948 em Juiz de Fora, Minas Gerais, onde Olavo Bastos Freire enviou imagens da sacada de um prédio para a TV de três polegadas que estava instalada na antiga Casa do Rádio.

E o desenvolvimento nas últimas décadas foi surpreendente, com o surgimento de inúmeras tecnologias e o oferecimento de equipamentos não só de qualidade crescente, mas também com tamanhos cada vez maiores. Neste momento a televisão Ultra HD ou 4K UHD, desenvolvida pela Sony em 2003, com uma resolução de 3840 x 2160 pixels, é uma das mais modernas.

Aleatórias

O Brasil ainda tem índios isolados, sem contato com a civilização?

Sim, e o número é expressivo. O Brasil tem o maior número de povos isolados, ainda não contactados, em todo o mundo.

Qual é a menor nação do mundo?

As Ilhas Pitcairn, integrantes dos territórios britânicos ultramarinos, na Polinésia, são a nação menos populosa do mundo, com cerca de 50 habitantes. E também uma das menores ilhas do mundo e um dos lugares mais isolados.

Qual é a maior ilha fluvial brasileira?

Ela fica no Centro do país, é também a maior ilha fluvial do mundo e divide três estados. É uma Reserva da Biosfera, com reconhecimento da Unesco.

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 28 visitantes e Nenhum membro online