Quem inventou a bicicleta?

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Se lhe perguntarem qual é o meio de transporte mais usado no mundo, certamente você responderá que é o carro. Mas não é. É a bicicleta. Quem a inventou?

A invenção da bicicleta chegou a ser atribuída a Leonardo Da Vinci ou a um de seus discípulos, a partir de um desenho incluído no Codex Atlanticus, uma coleção de documentos de Leonardo, com 1.119 páginas, abrangendo um grande número de temas, incluindo projetos tecnológicos e, entre eles, o de algo parecido com uma bicicleta. Mas há contestações em relação a isso.

A China atribuiu a invenção da bicicleta a Lu Ban, nascido há mais de 2.500 anos.

Em 1680 o construtor de relógios alemão, Stephan Farffler, construiu algumas cadeiras de rodas tracionadas por manivelas.

Mas a invenção propriamente dita da bicicleta é atribuída a outro alemão, o Barão Karl von Drais que, em 1817, construiu o que chamou de celerífero, que havia sido desenvolvido em 1780 pelo Conde de Sivrac. Esse celerífero foi construído em madeira, com duas rodas interligadas por uma viga e um suporte para apoiar as mãos. Também colocou uma guidão, para permitir fazer curvas e manter o equilíbrio em movimento, além de um freio muito rudimentar. Em abril de 1818 o próprio Barão apresentou o projeto no Parque de Luxemburgo, em Paris, e alguns meses depois fez o trajeto Beaune - Dijon, na França. Chegou a patentear o produto, mas não conseguiu que se popularizasse e terminou falindo e ridicularizado. Veja, na foto acima, um modelo de 1820.

Apesar do fracasso inicial, estava em andamento na Europa a Revolução Industrial e não demorou muito para que a chamada Draisiana (derivação de von Drais) fosse melhorada. Logo recebeu uma estrutura de ferro e uma sela para se tornar mais confortável. E, em 20 de abril de 1829, ocorre a primeira competição de que se tem notícia, com a participação de 26 Draisianas percorrendo cinco quilômetros na cidade alemã de Munique.

Em 1839 o escocês Kirkpatrick Macmillan adicionou ao eixo traseiro duas bielas ligadas por uma barra de ferro, dando maior estabilidade e rapidez à Draisiana. Em 1855, o francês Ernest Michaux inventou o pedal, ligado à roda dianteira e, a partir daí, o veículo rudimentar passou a ser chamado de velocípede. Essa teria sido a primeira bicicleta moderna. Como tinha duas rodas traseiras, acabou sendo chamado de triciclo.

Em 1862 a Prefeitura de Paris decidiu criar caminhos nos parques para os velocípedes, inaugurando as primeiras ciclovias de que se tem notícia. Nesse mesmo ano o francês Pierre Lallement construiu sua própria draisiana, mas com a transmissão englobando uma pedivela giratória e pedais fixados no cubo da roda dianteira. Depois que se mudou para Paris em 1863, produziu a primeira bicicleta propriamente dita.

Em 1890 surgiu na Inglaterra o Cripto, que tinha a presença de rolamentos sobre esferas nos pedais e recebeu câmaras de ar nas rodas, enquanto anteriormente as rodas tinham aros metálicos ou de madeira, recobertos com borracha maciça. A roda tubular em borracha com ar comprimido no interior foi inventada em 1887 pelo veterinário e inventor escocês John Boyd Dunlop, testados na triciclo de seu filho. Isso deu origem à fabricante de pneus que leva seu nome. O invento do pneu foi patenteado em 1888.

No final do século XIX o ciclismo já era uma realidade e, com a criação da Bicicle Union na Inglaterra e da União Velocipédica Italiana, expandiu-se como atividade esportiva. Em 1892 foi criada a Internacional Cyclist Association (ICA), com sede em Londres, reunindo entidades da Inglaterra, Bélgica, Itália, Holanda, Alemanha e França, além do Canadá e Estados Unidos. O ciclismo já integrou a primeira edição dos Jogos Olímpicos da era moderna, realizados em Atenas, em 1896.

Depois da primeira competição de Draisianas ocorrida em 1829 em Munique, a primeira corrida oficial de ciclismo aconteceu em 31 de maio de 1868 no Parque de Saint-Cloud, em Paris, com um percurso de 1.200 metros. A primeira corrida entre duas cidades aconteceu entre Paris e Rouen e foi vencida pelo inglês James Moore, que também tinha vencido a anterior, em Paris. Ele levou 10 horas e 40 minutos para vencer o percurso até Rouen. A Volta de Portugal, que teve a primeira edição em 1927, é uma das provas mais antigas no meio ciclístico.

Brasil

A bicicleta chegou ao Brasil no final do século XIX e os primeiros relatos de seu uso são de Curitiba e São Paulo, para onde se dirigiram muitos imigrantes europeus, que trouxeram a novidade. A colônia alemã de Curitiba criou seu primeiro clube de ciclistas em 1895. Pouco tempo depois foi criado em São Paulo o Veloce Club Olímpico Paulista. Entre 1950 e 1970 o Brasil chegou a possuir 30 fabricantes de bicicletas. Na década de 1980, entretanto, o mercado passou a ser dominado por dois grandes fabricantes, a Caloi e Monark. A grande expansão das ciclovias nos principais centros urbanos do país ganhou força a partir dos anos 2000.

Aleatórias

Nome dólar veio da Alemanha

O nome da moeda mais utilizada, mais famosa e mais desejada do mundo foi inspirado em uma moeda alemã.

O que o Lago Natron, na África, tem de diferente?

É o único local onde se reproduz um tipo raro do lindo flamingo, o flamingo-pequeno (Phoenicopterus minor). E também petrifica aves.

Qual o país com as maiores reservas provadas de petróleo?

Se você pensou que é a Arábia Saudita, está errado. As maiores reservas provadas de petróleo (foto) estão na Venezuela.

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 142 visitantes e Um membro online